Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Devolo Mesh WiFi 2: acabaram os problemas de internet em casa

Bruno Coelho

Com a chegada da fibra ótica cá a casa, julguei que os problemas de internet tinham acabado. E a verdade é que estou satisfeito com o serviço prestado pela minha operadora no que diz respeito a velocidade. Mas quando falamos de alcance, a conversa é outra.

A minha casa já não vai para nova, e tem uma construção com várias paredes e escadas que dificultam a expansão do sinal de WiFi pela casa com a qualidade desejada. É por isso que o Devolo Mesh Wifi veio mudar internet em toda a minha casa.

Devolo Mesh Wifi 2

Além do meu router da operadora, com velocidade contratada de 500mb de download e 100 de upload, tinha também um repetir barato apenas com o intuito espalhar algum sinal para dois quartos. Infelizmente conseguia apenas em torno de 50mb de download com esse equipamento que tinha frequentes quedas de sinal. O caso mudou de figura com a Devolo.

Instalação simples do Devolo Mesh Wifi 2

Em primeiro lugar, a versão que recebi para teste foi a Multiroom Kit. Isto significa que contém três adaptadores: um para ligar diretamente ao router, e outros dois para colocar nos pontos da casa pretendidos. Na caixa vem também um cabo LAN para ligar o adaptador ao router da operadora.

Devolo Mesh Wifi 2

Fazer a instalação não podia ser mais fácil. Podemos fazê-la através da app “Home Network App” disponível na Google Play Store para Android ou na Apple Store para iOS, e seguir os passos pretendidos. Mas podes fazê-la ainda por outro método disponível no manual.

Ligar dois dos adaptadores em tomadas livres, e aguardei até que o LED com símbolo da casa piscasse rapidamente a branco. Depois foi ligar o terceiro adaptador a uma tomada e conectá-lo ao cabo LAN que vinha na caixa ao router.

O processo de encriptação realiza-se automaticamente. Depois é só premir a tecla com o "símbolo da casa" num adaptador, e premir o botão e WPS do router da operadora durante 2 minutos. Este é o tempo estimado, mas pode ser menos.

Assim que o processo estiver concluído, os LEDs de todos os adaptadores estarão permanentemente a branco. A partir daí, tal como a Devolo aconselha, é desligar o WiFi do router e seguir caminho com os três adaptadores.

Devolo Mesh Wifi 2

Os resultados apresentam a qualidade esperada

Em substituição do router, o primeiro adaptador até acaba por, em certos testes, perder alguma velocidade. Contudo, falamos de uma velocidade contratada de 500/100 (download/upload), que passa para os 410/100 no pior dos cenários.

Velocidade do router principal (esq.) e do adaptador Devolo como substituto do router (dir.)
Velocidade do router principal (esq.) e do adaptador Devolo como substituto do router (dir.)

É importante referir que, ao contrário do meu anterior repetidor de sinal (que coloquei na gaveta), o adaptador não pega no sinal do router e transmite para os outros adaptadores por Wifi. Aqui a transferência é feita pela corrente elétrica, o que garante uma maior estabilidade.

A minha casa já tem uma instalação elétrica com mais de 30 anos, e isso certamente influencia a que as velocidades baixem bastante desta forma. Mas o que se ganha em estabilidade, acaba por compensar.

Outro pormenor a ter em conta é que os testes que fiz foram no meu iPhone 12, por WiFi, já que esse será o cenário a ser usado mais vezes. No entanto, cada um dos adaptadores contam com duas portas LAN para que possas ligar computadores, consolas ou Smart TVs por cabo.

Por WiFi, consigo velocidades mais que satisfatórias nos dois quartos onde coloquei os adaptadores. No meu, consigo de forma consistente perto de 130MB de download, como podes ver nas imagens. Em alguns testes consegui velocidades de 150MB ou 180mb, mas o valor das imagens foi o mais consistente.

No segundo quarto onde coloquei outro adaptador, o cenário é semelhante. Aí temos uns consistentes 130MB a 140MB de download. É importante referir que, em ambos os casos, não parece existir perda no upload que se mantém sempre à tona dos 100MB.

Velocidade no quarto 1 (segundo adaptador) e quarto 2 (terceiro adaptador)
Velocidade no quarto 1 (segundo adaptador Devolo) e quarto 2 (terceiro adaptador Devolo)

Estas não são as velocidades que tenho contratadas. Mas tendo em conta que são números alcançados por Wifi, onde antes a internet chegava de maneira escassa e com quebras, é excelente.

Num dos quartos, tenho jogado consistentemente Google Stadia ou online no smartphone, sem notar nenhumas quebras. O que significa que essa velocidade é que mais do que suficiente para os meus gastos, e não falha.

Devolo Mesh Wifi 2 não é barato, mas a qualidade paga-se

Podes encontar os Devolo Mesh Wifi 2 em Portugal em duas variantes. O Starter Kit tem dois adaptadores, e um preço de venda recomendado de 249,90 €. Já o Multiroom Kit, que testei, encontra-se no nosso país por 369,90 €. Não é a solução mais barata que vais encontrar no mercado, mas vai acabar com os teus problemas de internet em casa. Podes encontrá-los amiúde em promoção na Amazon de Espanha.

Além disso, é de salientar que são compatíveis com produtos da linha Devolo Magic e com todos os routers. A Devolo oferece ainda uma garantia de três anos para todos os seus produtos. Através da app devolo Home Network, que está disponível gratuitamente para iOS e Android, podes instalar tudo sem problemas. guiando o utilizador passo-a-passo através do processo de configuração. Esta também torna muito fácil toda a gestão da rede.

Todos os detalhes técnicos sobre o Devolo Mesh WiFi 2

As velocidades foram captadas através de Wifi com a app Speedtest no iPhone 12. Estas refletem a velocidade média conseguida em cada um dos casos. A velocidade conseguida por cada utilizador irá sempre depender do sítio onde os adaptadores foram colocados, e da sua instalação elétrica.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.