Devolo lança os novos kits Mesh WiFi 2 e desafia-nos a desligar o router

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A empresa alemã, Devolo, lançou hoje em Portugal os novos kits Mesh WiFi 2 para quem tem problemas na ligação à Internet em casa, sobretudo agora em contexto de teletrabalho. A devolo oferece uma garantia de 3 anos em todos os seus produtos.

Estas são as soluções da marca para acabar com ligações à Internet lentas e instáveis. A fabricante aponta ainda que são os mais rápidos dispositivos de banda tripla da sua categoria, permitindo tirar o máximo proveito do serviço de Internet contratado.

A nova solução Mesh WiFi 2 da Devolo chegou a Portugal

Devolo Mesh WiFi 2
O novo devolo Mesh WiFi 2 Starter Kit

Os kits devolo Mesh WiFi 2 combinam Mesh Wi-Fi de dupla banda com a tecnologia powerline G.hn para que o sinal não se perca através de paredes nem tetos. Desse modo, conseguem garantir a mais rápida ligação possível em qualquer divisão da casa.

Graças a funcionalidades tais como MIMO multi-utilizador, Access Point Steering e beamforming, o sistema conjuga automaticamente todos os dispositivos numa mesma rede à velocidade máxima.

A nova linha de produtos devolo Mesh WiFi 2 traz para casa tecnologia Wi-Fi de topo, ao mesmo tempo que deixa totalmente de fora as ligações instáveis. São soluções que trazem a máxima potência do sinal de Wi-Fi a qualquer divisão da casa.

Internet sem falhas em toda a casa e instalação plug&play

devolo Mesh WIFI 2

Para o utilizador, a experiência é a de “plug-and-play” literal. Isto é, uma vez ligados, os adaptadores interligam-se automaticamente através de um sistema de emparelhamento automático e seguro e transformam qualquer tomada de corrente num ponto de acesso à Internet.

Os novos kits consistem em dois (Starter Kit) ou três (Multiroom Kit) adaptadores Mesh Wi-Fi que oferecem uma cobertura de rede completa em toda a habitação (ou escritório). Assim, a funcionalidade Wi-Fi do router pode e deve ser desligada de vez.

Algo ainda comum em Portugal é a utilização de routers antigos, menos potentes, mesmo que tenham contratado um bom serviço de Internet. Na prática, acabamos por pagar um serviço e usufruir parcialmente dele no que às velocidades de Internet diz respeito.

O router é fraco? O kit Devolo Mesh WiFi 2 resolve o problema!

devolo Mesh WiFi 2 Multiroom
Os adaptadores devolo Mesh WiFi 2 Multiroom.

É aqui que a Devolo nos desafia a desligar o router. Ou melhor, a função de Wi-Fi no router que, nos modelos mais antigos, é uma limitação. Na maioria dos casos, isto pode ser feito apenas pressionando um botão no router.

Assim, sobretudo para os consumidores com equipamentos mais antigos, poderão beneficiar da mais recente tecnologia Mesh WiFi sem que para isso seja necessário adquirir um novo router, um investimento por norma avultado.

Em vez disso, os devolo Mesh WiFi 2 gerem toda a transmissão de dados sem fios. Desta forma acabam por fazer um upgrade significativo à rede doméstica.

O sistema de banda tripla transmite nas frequências de 2,4 e 5 GHz e utiliza também a tecnologia G.hn (que é neste momento a mais rápida norma Powerline) como “backbone” – para uma transferência de dados estável em toda a habitação através da rede elétrica.

Faz um upgrade à rede doméstica com o kit Mesh Wi-Fi 2

devolo Mesh WiFi 2 Multiroom Kit
O novo devolo Mesh WiFi 2 Multiroom Kit

Além disso, a rede sem fios fica protegida graças à norma criptográfica WPA3. Esta recente norma da WiFi Alliance é baseada no protocolo WPA2, mas, graças a uma cifra melhorada de 128 bits, oferece uma proteção melhor contra acessos não autorizados.

A tecnoligia Mesh Wi-Fi com “piloto automático”: Access Point Steering

O Mesh Wi-Fi representa um ambiente de rede sem fios com controlo inteligente. O sistema da devolo guia deliberadamente os dispositivos terminais para os pontos de acesso com a melhor ligação possível para cada um deles, uma funcionalidade designada “Access Point Steering”.

Na prática, o streaming de informação (vídeo 4K, áudio HD, etc.) mantém-se sempre estável e as chamadas de voz e vídeo nunca serão interrompidas – mesmo quando nos deslocamos entre divisões.

A devolo destaca ainda as tecnologias “Fast Roaming” (ou “Client Steering”), e a “Band Steering” e pode ser imaginada como uma espécie de “controlador de tráfego aéreo”. Sem esquecer a “Airtime Fairness”, nem a MU-MIMO que permite que múltiplos dispositivos terminais desfrutam em simultâneo das ligações Wi-Fi otimizadas.

Preços e disponibilidade em Portugal

Os kits devolo Mesh WiFi 2 estão já disponíveis em Portugal em duas variantes: o StarterKit contém dois adaptadores e tem um PVP de 249,90 euros.

Já para uma cobertura total em habitações maiores, o devolo Mesh WiFi 2 Multiroom Kit vem com três adaptadores e um PVP de 369,90 euros.

Estes dispositivos são totalmente compatíveis com produtos da linha devolo Magic e com todos os routers.

Por fim, a app devolo Home Network está disponível gratuitamente para iOS e Android para facilitar o processo de configuração.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.