Dacia refere que o seu carro elétrico será "o mais acessível do mercado!"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Dacia, submarca da Reanult, referiu de forma oficial que o seu carro elétrico, Dacia Spring Electric, será o carro "mais acessível do mercado" no seu website oficial.

Assim sendo, vamos olhar para este novo carro elétrico e perceber quais serão os seus pontos fortes para um mercado em expansão e onde a Tesla tem dominado em Portugal nos últimos meses.

O design do Dacia Spring Electric

O Dacia Spring Electric é basicamente um Renault City K-ZE que foi lançado na China por 10 mil euros. Ou seja, é um carro atrativo no design mas que poupa seriamente em extras de forma a fazer um automóvel a um preço mais baixo.

Ainda assim, o aspeto exterior do automóvel é prometedor. É preciso ter em conta que podemos vir a ter pequenas mudanças de design antes do lançamento oficial.

Olhando para o carro elétrico, podemos ver linhas típicas "Dacia" e "Renault". Um carro com um estilo de "crossover", porém, pequeno. Temos o design frontal e traseiro que seguem as linhas dos automóveis já lançados pela marca. O que considero um ponto positivo.

Um possível preço abaixo dos 15 mil Euros

Já se falou que o Dacia Spring Electric chegaria ao mercado por 12.500€. Ainda que os valores não sejam concretos, a Dacia refere no seu website que este automóvel será "o mais acessível do mercado".

Visto que os carros elétricos mais acessíveis neste momento tem um valor a rondar os 20 mil euros (SEAT Mii Electric nos 17.500€), este Dacia tem tudo para ter sucesso.

Autonomia para 200 quilómetros

A bateria do Dacia Spring Electric não deverá ter um carregamento super rápido. Também não se espera que o automóvel atinja velocidades acima dos 120Km/h, todavia, a autonomia prometida de 200 quilómetros pode ser perfeito para quem quer um carro para as necessidades básicas.

Ainda assim, mesmo comprando este modelo, acredito que um carro a combustível fóssil fosse importante na garagem. Principalmente para viagens mais longas.

O preço dos carros elétricos é o mais doloroso

Os carros elétricos tem desvantagens face os modelos com combustível fóssil, contudo, também tem as suas vantagens. Principalmente para quem precisa de um carro citadino.

Um Tesla Model 3 pode até ser um carro fantástico, contudo, podemos dizer que nem todos os portugueses tem 48 mil euros para comprar o modelo base.

Dacia Spring Electric chegará em 2021

Com o mercado em apuros devido à pandemia Covid-19, não sabemos ao certo se estas datas serão alteradas. O objetivo seria a sua chegada em 2021.

Na altura de lançamento teremos também de perceber se teremos benefícios fiscais na compra de carros elétricos como temos tido nos últimos anos. Caso tal aconteça, o valor do Dacia Spring Electric ficará ainda mais atrativo.

Aproveita para seleção dos melhores carros elétricos, todos disponíveis no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla Model 3 totalmente destruído anda como se estivesse novo! (Impressionante vídeo)
  • Tesla já está no TOP 10 de fabricantes que mais vendem carros em Portugal
  • Volkswagen transforma a clássica ‘pão de forma’ numa versão elétrica
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.