Cybertruck da Tesla pode chegar em digressão à Europa na primavera

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Na semana passada, a Tesla deu início à sua digressão do Cybertruck pela China. E agora uma nova informação indica que o icónico veículo elétrico (VE) da marca de Elon Musk pode chegar ao centro de entrega de Stuttgart Holzgerlingen, na Alemanha, já na primavera.

É importante destacar, entretanto, que a chegada do Cybertruck tem caráter de exibição, por enquanto. Isso porque as dimensões do carro não estão de acordo com as regulamentações de segurança da China e da Europa.

A digressão na China já começou e a Europa pode ser a próxima

Tesla China
Digressão da Tesla nas cidades de Xi'An e Shenzhen (Imagem: Tesla Asia/X)

Conforme é possível ver nas imagens acima, divulgadas pela Tesla na sua conta na rede social X, a digressão do Cybertruck está a decorrer em diferentes cidades da China. Segundo a marca, o VE deve ficar em exposição em Shanghai, Beijing, Shenzhen, Chengdu, Nanjing, Hangzhou, Xi’an e Chongqing.

De acordo com informações do utilizador do X Andre Fink, o próximo destino da digressão deve ser a Alemanha. Segundo Fink, a pickup elétrica está programada para chegar ao centro de entrega de Stuttgart Holzgerlingen, o maior da Tesla na Europa, a algum momento depois do dia 31 de março.

News:The Tesla Cybertruck will come to Germany.As a community and friends, we in Stuttgart are excited about the news that the Tesla Cybertruck will be presented as a showroom car in Holzgerlingen this spring. The largest Tesla Delivery Center in Europe, Holzgerlingen, is… pic.twitter.com/Blm4CU643F

— Andre Fink (@andre4fink) 4 de fevereiro de 2024

A data marca o final da digressão do VE na China e o início da primavera. A informação indica que o Cybertruck será exibido nas instalações de Holzgerlingen, mas não especifica outras cidades na possível turné europeia.

Por que o Cybertruck não pode ser vendido na Europa (ainda)?

Tesla China
Digressão da Tesla nas cidades de Shanghai e Chongqing (Imagem: Tesla Asia/X)

Embora originalmente a Tesla tenha aberto pedidos do seu Cybertruck para a Europa e para a China, as encomendas foram suspensas a partir de maio de 2022. A razão é que as dimensões gerais e o volume do Cybertruck violam os padrões de segurança para peões nessas regiões.

Segundo Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, a proeminência do aço inoxidável do camião representa um obstáculo à venda do veículo na Europa, uma vez que não permite a produção do Cybertruck em conformidade com os regulamentos estabelecidos pela União Europeia (UE).

"Em primeiro lugar, o mercado de camiões nos Estados Unidos é vasto. Em segundo lugar, as regulamentações europeias requerem um raio exterior de 3,2 mm nas projeções externas. Infelizmente, é impossível criar um raio de 3,2 mm numa chapa de aço inoxidável de 1,4 mm", explicou Moravy ao Top Gear há alguns meses.

Mesmo sem a capacidade de comercializar o veículo elétrico para uso nessas regiões, a Tesla investe em digressões de exposição para destacar as características de alta tecnologia não presentes em outros veículos.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.