Cuidado! estão a circular SMS fraudulentas em nome da Worten!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Tem atenção às mensagens publicitárias que recebes no teu telemóvel pois estão a circular um número de SMS fraudulentas. Neste caso as SMS são em nome da retalhista Worten, aludindo a um sorteio de aniversário. Eis um exemplo.

worten sms scam
Exemplo da fraude: as primeiras são legítimas, a última é falsa

No exemplo conseguimos ver as primeiras duas mensagens, que são publicidade normal da Worten. Contudo, a última mensagem é fraudulenta, contendo um link que provavelmente irá tentar recolher dados do utilizador ou possivelmente instalar malware.

O detalhe mais nocivo no meio disto tudo é que o remetente aparenta ser a Worten. Assim sendo, os responsáveis por esta fraude conseguiram de alguma forma enviar estas mensagens de forma 'legítima'.

Como identificar este tipo de mensagens fraudulentas

Ao analisarmos o corpo da mensagem, conseguimos perceber alguns detalhes que não fazem sentido. Em primeiro lugar, o texto não é consistente pois primeiro tratam o cliente por de uma forma impessoal em "tentamos entrar em contato contigo" e depois de modo formal em "voce ficou em 3 lugar..." e "Seu premio".

Se olharmos para as mensagens anteriores, verificamos que a Worten trata sempre o cliente por 'você' na mensagens. Em segundo lugar temos o link encurtado com um endereço bastante invulgar. As mensagens anteriores mostram os links encurtados pelo site Bitly. Em terceiro lugar, caso fosse um concurso legítimo, o cliente seria contactado de outra forma, não por uma SMS com um link para abrir.

O que fazer caso recebas uma SMS deste género

É difícil evitar receber este tipo de mensagens, geradas automaticamente através de bases de dados. No entanto quando receberes este tipo de mensagens deverás sempre proceder com cautela. Eis alguns passos que podes seguir.

Caso se trate de alguma promoção, confirmar a mesma no site ou na própria loja antes de abrir links. A mesma situação se aplica a códigos de desconto. Se a mensagem disser que ganhaste algo, é provavelmente falsa. Mesmo que tenhas participado em algum sorteio, confirma sempre presencialmente em loja ou no site. Faças o que fizeres, não insiras os teus dados em lado nenhum ou preenchas formulários.

Se porventura o fizeres, tem atenção aos movimentos feitos no teu número de telemóvel ou conta bancária. Normalmente este tipo de esquemas envolve a subscrição a algum serviço telefónico que te cobra valores semanais. Verifica se existe alguma informação para cancelamento no site que abriste e caso não consigas, recorre às autoridades (a tua operadora ou o teu banco podem conseguir ajudar-te).

A Worten já tem conhecimento da situação

Caso visites o site da Worten, irás encontrar uma mensagem alertar sobre esta situação. A retalhista reforça que não deves facultar dados pessoais ou nada do género.

worten aviso

Infelizmente, não é a primeira vez que este tipo de situações acontece. É muito comum este tipo de SMS circular também em nome das operadoras de telecomunicações, devido aos seus hábitos de informar clientes das promoções através de mensagens.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.