Criminosos podem estar a usar o Google Street View para eventuais assaltos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um relatório oriundo do Reino Unido indica que as autoridades e patrulhas de bairro estão a avisar proprietários para terem cuidado com o Google Street View. Os dados recolhidos podem ser utilizados por criminosos para descobrir potenciais casa para assaltos.

O Google Street View tem vindo a recolher ativamente dados no Reino Unido durante os últimos 10 anos. Casas, lojas e negócios e até mesmo vilas mais remotas estão registadas na ferramenta.

O CEO da Neighbourhood Watch, John Hayward-Cripps, afirmou que existe um conceito de que as imagens são inofensivas pois são muito antigas. Contudo, Cripps afirma que não deixam de representar um potencial perigo.

O Google Street View possui imagens de ruas por todo o planeta

Cripps acrescentou que os assaltantes podem perceber pelas imagens as saídas e entradas de uma propriedade em questão. É possível também perceber potenciais locais para se esconderem.

O CEO afirmou ainda que é importante que o público saiba os seus direitos de privacidade e peça diretamente à Google para desfocar as suas casas. Cripps mencionou que se as celebridades o fazem por questões de segurança, o público no geral também o pode fazer.

Relatórios de assaltos a casas desceram ligeiramente no Reino Unido. Contudo, a taxa de resolução desses crimes por parte da polícia continua bastante baixa.

Um porta-voz da Google pronunciou-se sobre esta questão argumentando que as imagens que aparecem no Street View são as mesmas que qualquer pessoa pode ver quando está na rua.

Esse argumento é algo pobre pois um criminoso pode simplesmente utilizar o Street View em vez de se expôr na rua a verificar potenciais casas para assaltar.

Seja como for, a Google possui nos seus termos e condições a opção de desfocar propriedades e pessoas. Basta que o individuo ou proprietário em questão faça esse pedido.

Editores 4gnews recomendam:

  • Homem 'sacou' mais de 120 milhões de euros ao Facebook e a à Google
  • Jovem de 20 anos morre após 45 dias seguidas de PUBG Mobile
  • Tesla vai adicionar aviso de sinal vermelho

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.