Coronavírus: implementação do 5G na China e Europa está em risco

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Como seria de esperar, o surto de Coronavírus está a afetar toda a indústria de tecnologia do mundo. Isto porque o surto está a assolar a China, donde parte a maioria da produção mundial de equipamentos. Contudo, a implementação do 5G no território asiático e europeu também está a ser afetada.

A China tinha planos para implementar rapidamente infraestruturas para o 5G na Europa, através da Huawei. A Huawei tem conseguido garantir vários contratos de telecomunicações na Europa graças aos seus preços mais baixos que a concorrência como a Ericsson ou Nokia.

Contudo, os contratos foram colocados em "standby", devido ao Coronavírus. Os fornecedores dos componentes mais importantes de infraestruturas como cabos de fibra ótica estão baseados em Wuhan, o epicentro do vírus. Assim sendo, a implementação das tecnologias 5G na China e fora será inevitavelmente atrasado.

Surto está a afetar economia chinesa

Os efeitos do Coronavírus já se estão a manifestar na economia. Empresas como Apple, NVIDIA e Qualcomm estão a ter as suas linhas de produção na China afetadas pela situação. Estas empresas já projetam perdas de negócio no primeiro trimestre de 2020.

No entanto, os bancos chineses encaram uma potencial perda gigantesca. Estima-se que os bancos irão perder 1 trilião de dólares em empréstimos não pagos. Além disso, o PIB (produto interno bruto) do país deverá descer 1,5%, em relação ao ano de 2019.

A China suporta a produção mundial de tecnologia de uma forma insubstituível. Desta forma, o surto de Coronavírus vai continuar a afetar as indústrias. Em relação aos telemóveis, é esperado que a produção dos mesmos desça em 12%, com quedas em vendas até 50%.

Editores 4gnews recomendam:

  • MWC 2020: eis os telemóveis prejudicados pelo cancelamento do evento
  • Vendas dos Samsung Galaxy S20 podem desiludir, diz analista
  • Tesla interrompe construção da "Gigafactory" na Alemanha. Entende porquê
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.