Xiaomi. Vale mesmo (quase) a pena comprar uma Xiaomi Smart TV?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.
Xiaomi Mi TV 4C Xiaomi Smart TV comprar
Temos aqui uma resolução 4K com suporte para reprodução de conteúdos em 4K na nova televisão da marca.

São económicas, elegantes e repletas de boas características, sobretudo tendo em conta o seu preço para o mercado natal, a China. Se acompanhas a 4gnews então certamente saberás que nos últimos dias e semanas temos visto várias Xiaomi Smart TV a serem apresentadas, cada uma mais competitiva do que a outra. Agora dizemos-te o que precisas de saber antes de comprar algum destes produtos.

Todavia, tendo em conta que não estão preparadas para o mercado português, aliás, para nenhum outro mercado além do chinês, será que vale a pena comprar uma Xiaomi Smart TV? Em seguida vamos analisar os prós e contras com o rigor e experiência que só aqui aqui encontras, na tua 4gnews.

Vê ainda: 26 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Para todo e qualquer consumidor que conheça a Xiaomi saberá que apesar do preço baixo a qualidade dos produtos é bem real. Não, não é bom demais para ser verdade, as margens de lucro da Xiaomi são e sempre foram muito mais modestas do que as da concorrência. O mesmo se aplica às suas Xiaomi Smart TV.

Ainda muito recentemente ficamos a conhecer a Mi TV 4S, televisão que faria furor com o seu preço de 385€. Ontem ficamos também a conhecer uma nova televisão, a Xiaomi Mi TV 4C com um preço de 284€ para o mercado chinês. Mais ainda, já aqui tínhamos dado a conhecer dois outros modelos, mais concretamente as Mi TV 4A e Mi TV 4. Aprofundemos um pouco mais o que estes modelos têm para oferecer.

Xiaomi Smart TV - Design contemporâneo

Tal como toda a concorrência, o design das televisões Xiaomi Smart TV é, numa só palavra, elegante. Com arestas diminutas / margens muito reduzidas em todos os modelos. Os materiais utilizados na sua construção são o metal, mais concretamente o alumínio e aço inóxidável nos modelos de topo (Mi TV 4S). Temos também vários componentes em plástico, sem que isso comprometa a sua qualidade de construção.

São televisões que facilmente se montam / afixam na parede. Aliás, com especial atenção dada a essa situação nos novos modelos, já com todas as portas na aresta lateral da Xiaomi Smart TV para que as possas afixar sem preocupações na parede. Em suma, um autêntico quadro / tela digital.

Xiaomi-Mi-TV-3S-840x472.jpgXiaomi-mi-tv-4-4gnews-1.jpgXiaomi-Mi-TV-4S-2.jpgXiaomi-Mi-TV-4C-1.jpgXiaomi-Mi-TV-4C-2.jpgXiaomi-Mi-TV-4C-3.jpgXiaomi-Mi-TV-4C-4.jpgXiaomi-Mi-TV-4C-5.jpgXiaomi-Mi-TV-4S-4.jpg

Qualidade de construção ao nível da Xiaomi

Em suma, olhando para os seus acabamentos em metal e arestas muito finas (bezels diminutos), concluímos que aqui as Xiaomi Smart TV estão par a par com a concorrência em loja física. Tirando claro, os modelos de topo que custam alguns milhares de euros. Todavia, chega até a ser injusto comparar uma Xiaomi Smart TV com os topos de gama da LG ou Samsung / Sony.

Características técnicas das Xiaomi Smart TV

Variam consoante o modelo, tal como seria de esperar. Todavia, podemos encontrar alguns elementos em comum nos mais recentes modelos de televisões. Mais concretamente "Quem" produz os seus ecrãs / displays, a Samsung.

Já a nível de resolução tudo dependerá do modelo e das dimensões de cada televisão. Temos painéis Full-HD (1080p) e painéis 4K (Ultra-HD) com preços diferentes, tal como seria de esperar.

Para te guiares entre as várias Xiaomi Smart TV em primeiro lugar fica a conhecer a Mi TV 4, chamemos-lhe o modelo base. Em seguida temos a versão Mi TV 4a. Posto isto está na gora de conheceres as características da Mi TV 4S, um dos modelos mais luxuosos e bem equipados. Temos também o modelo mais recente, a Mi TV 4c, uma das opções mais económicas.

Xiaomi Mi TV 4C Xiaomi Smart TV comprar
Temos aqui a interface habitual da marca, a PatchWall para navegar pelos seus menus.

A meu ver, a mais apetecível acaba por ser a Mi TV 4S. Isto porque temos aqui um ecrã com resolução 4K Ultra-HD com reprodução de conteúdos em HDR. Infelizmente, para alguns, este painel é um IPS LCD e não um ecrã OLED ou alguma das suas derivações. Ainda assim poderás também contar com dois altifalantes de 8 Watts, stereo incluídos na televisão. Esta conta com suporte para DTS e Dolby Audio. Sem esquecer as 3 portas HMDI incluídas na televisão, além de conectividade Bluetooth e Wi-Fi nesta Xiaomi Smart TV.

Software - o grande "Contra" em comprar uma Xiaomi Smart TV

Entenda-se, não é algo que prejudique a televisão em qualquer aspecto. É mais...algo de que não usufruirás. Passo a explicar:

As Xiaomi Smart TV utilizam uma interface própria para as suas funções "Smart". Baseiam-se no Android mas não as podemos considerar uma Android TV. Temos aqui a interface PatchWall com direito a uma assistente de voz e inteligência artificial que te propõe conteúdos com base no teu tipo de utilização.

As Xiaomi Smart TV utilizam a interface PatchWall

Xiaomi Mi TV 4C Xiaomi Smart TV comprar
Pormenor da interface do utilizador desta nova televisão da fabricante chinesa, o PatchWall.

Todavia, estas funcionalidades estão otimizadas para o mercado e para o consumidor chinês. Com base nos conteúdos disponíveis na China e já para não falar da assistente de voz, em mandarim.

Muito sucintamente, perderás todas estas benesses em Portugal a menos que tires um curso rápido de mandarim / cantonês (chinês).

Comprar uma TV online?

Em suma, o seu preço é simplesmente incomparável. Em todas as suas TV's! Todavia, a menos que residas na China não vais conseguir comprar nenhuma Xiaomi Smart TV aos valores definidos pela marca para o seu país natal. Estarás dependente de plataformas online e revendedoras online. Estas, invariavelmente, procuram também obter as suas margens de lucro pelo que conta sempre com um aumento destes valores.

Mais ainda, uma compra online de um produto implica sempre um tempo de espera, por vezes alongado. Já para não falar na questão da assistência pós-venda. Mais uma vez, estarás dependente das condições e termos de cada loja em particular.

Ainda assim, continuam a ser equipamentos com uma relação preço / qualidade imbatível. Isto apesar de perderes várias funções "smart" acredito que sejam uma boa compra. Sobretudo para o consumidor mais conhecedor e ciente de todos os quês e porquês do comércio online ou das particularidades das Xiaomi Smart TV.

Em suma, sim, vale a pena comprar uma Xiaomi Smart TV. Especialmente agora que estás ciente de todos os Prós e Contras.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei. Lucro sobe 28% para 6.1 mil milhões de euros em 2017

OnePlus 6. Carl Pei volta atrás no Twitter e apaga a menção ao “notch”

Xiaomi Mi MIX 2S. Topo de gama Android, em cerâmica, desmontado.

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.