Como transferir grupos do WhatsApp para a Signal

Rui Bacelar

A Signal é uma das melhores alternativas ao WhatsApp. O serviço recebe um grande fluxo de novos utilizadores que procuram uma solução mais respeitadora da sua privacidade e respetivos dados. A pensar nisso, a Signal tem facilitado esta transição.

Mantendo-se como plataforma dominante, o WhatsApp destaca-se sobretudo pelos grupos de conversa, ou chats de grupo, mas agora é mais simples importar os grupos do WhatsApp para a Signal, também com criptografia ou encriptação de ponta a ponta.

É possível trazer os grupos do WhatsApp para a Signal

Caso já tenham instalado a aplicação Signal para Android, iOS, Linux, Mac, ou Windows, podemos tirar proveito das ferramentas de criação de grupos e convite para os membros, inclusive na plataforma rival. Note-se que não existe uma ferramenta ou botão para importação imediata dos grupos do WhatsApp, mas temos a opção de criar um link (ligação) de acesso rápido.

1. Abrir a aplicação Signal - Em seguida tocar no botão azul para criar um grupo.

Signal
Começar por criar uma nova conversa, ou diretamente no botão "Novo grupo".

2. Selecionar "Novo grupo", nomear o mesmo, selecionar a foto de grupo e, feita a configuração do grupo, carregar em "Criar".

Signal
Opções de personalização de um novo grupo na Signal

3. Podemos selecionar os contactos a partir da lista de amigos já registados na Signal, ou "Ignorar" essa etapa, caso ainda poucos tenham aderido.

Signal
Podemos adicionar imediatamente contactos já registados na plataforma.

4. Criado o grupo, será apresentada uma janela onde constam as opções de convite.

Aí, devemos selecionar a opção "Ativar e partilhar ligação" que vai gerar um link específico para o nosso grupo. Adicionalmente podemos ativar a opção de "Aprovar novos membros", caso queiram submeter a escrutínio todos os novos membros antes de se efetivamente juntarem ao grupo.

Signal
A ligação de acesso rápido ao grupo na Signal.

5. O utilizador pode escolher o método de partilha que lhe for mais conveniente.

Tratando-se de um link, pode (1) copiar o mesmo para a área de transferência, (2) criar um código QR para que baste apontar a câmara do smartphone para aceder à ligação, ou, partilhar o (3) link de acesso rápido através das aplicações presentes no seu dispositivo móvel, entre estas, a WhatsApp.

Também é possível (4) partilhar o link através do Signal para os utilizadores já registados na plataforma.

Signal
Há várias opções de partilha da ligação para acesso direto ao grupo.

6. Ao escolher a aplicação WhatsApp como destino da partilha podemos colar a ligação no grupo que queremos importar para a Signal. A partir daí, qualquer participante do grupo pode clicar na ligação e ser encaminhado para a Signal.

Isto permite que os utilizadores migrem gradualmente para a plataforma da Signal e, apesar de não ser uma ferramenta de importação direta, acaba por surtir o mesmo efeito.

Signal
Ao partilhar o link no WhatsApp podemos trazer os participantes de forma rápida.

Caso o administrador do novo grupo na Signal tenha ativado a opção de verificação de novos membros terá que aprovar, individualmente, os novos integrantes.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.