WhatsApp: como pedir (e ver) os dados da conta do utilizador

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a plataforma de comunicações instantâneas mais popular no mundo, com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos de acordo com a Statista. É um serviço útil e gratuito, mas recolhe um número considerável de dados do utilizador.

Informações que usa para operar, melhorar e rentabilizar a sua plataforma, partilhando alguns destes indicadores com as empresas do grupo Facebook. Por outro lado, há um atalho que podes usar par obter um relatório completo dos teus dados no WhatsApp.

Como obter o relatório das informações de conta no WhatsApp

WhatsApp Dica
Figura 1: menu das Definições na aplicação WhatsApp

É possível ver os dados que o WhatsApp tem sobre ti, sobre cada utilizador. Trata-se de uma função presente nas Definições de conta, disponível para qualquer interessado e disponível a qualquer momento para consulta, o relatório de informações.

Começa por abrir a app WhatsApp - válido para Android e iOS

Este procedimento é válido para utilizadores da aplicação Android e iOS deste serviço. Adicionalmente, recomendamos que mantenham as respetivas aplicações atualizadas através da Google Play Store e App Store, respetivamente.

  • Abre a aplicação WhatsApp no teu dispositivo Android ou iOS
  • Localiza o menu das opções (três pontos verticais no canto superior direito), toca aí.
  • Terás agora uma janela igual (ou idêntica) à apresentada na figura 1
  • Toca em "Conta" - Verás uma janela similar à figura 2
WhatsApp Dica
Figura 2: opções exibidas no menu "Conta" na app WhatsApp
  • Seleciona a opção "Pedir dados da conta" - penúltima opção apresentada
  • Ser-te-á apresentada uma janela similar na qual figurará a opção "Pedir relatório"
  • Feito o pedido, o mesmo demorará até três dias a estar completo
  • O ficheiro gerado pode ser descarregado, exportado, ou consultado através de qualquer browser

O relatório de informações demora até 3 dias

O relatório ficará disponível dentro de 3 dias após o pedido de criação. Em seguida o utilizador poderá descarregá-lo a qualquer momento no decurso das semanas subsequentes para análise das informações recolhidas pela plataforma.

O WhatsApp adverte que, na eventualidade de o utilizador fazer alterações significativas à conta - como a alteração do número ou a eliminação da mesma - durante o período de três dias, o pedido de criação do relatório será automaticamente cancelado.

Assim que o ficheiro estiver compilado poderás ver tudo a que o WhatsApp teve acesso sobre ti. Todas as informações que esta plataforma colheu sobre o utilizador em questão.

Por fim, encontrarás uma opção similar no Facebook onde também é possível descarregar todos os dados do utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.