Como usar o comando da PS4 para jogar no PC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O comando sem-fios da PlayStation 4 pode ser usado para jogar no PC com mais precisão e conforto. Tens aqui o guia simples e completo para saber como emparelhar o controlador DUALSHOCK 4 da PS4 no computador Windows ou Mac.

Através de um pequeno utilitário para Windows, o DS4Windows, podes reaproveitar os comandos da PS3 e PS4 para jogar novos títulos no computador. Tens total liberdade para jogar sem-fios, via Bluetooth, ou usando um cabo micro USB.

Começa por descarregar e instalar a aplicação DS4Windows

O programa "engana" o computador, fazendo-o pensar que o comando PS4 é um controlador da Xbox, sendo assim aceite pelo sistema Windows. É um utilitário pequeno que ocupa pouco espaço e recebe atualizações periódicas.

1. Começa por descarregar (download) e instalar o software na versão mais recente através da ligação fornecida.

2. Na pasta de descargas terás o ficheiro ZIP que podes descompactar e abrir / executar de imediato.

3. Clica em instalar o driver DS4, tal como indica a imagem em seguida (Step 1).

comando
Após instalação, este é o 1.º ecrã onde deves selecionar "instalar o driver DS4"

4. Avançar e finalizar a instalação do driver. Se tiveres o Windows 7, ou anterior, instala o driver indicado no "Step 2".

5. Vai às a definições do utilitário e ativa "Run at startup" para que o programa seja executado ao ligar o computador.

6. É recomendável reiniciar o computador para garantir que a estabilidade dos drivers e ficheiros instalados

Liga o comando da PS4 ao PC por cabo micro USB ou Bluetooth

A partir daqui podes usar o comando da PS3 ou PS4 ligado ao computador por cabo micro USB, de preferência utilizando o fornecido com os comandos, ou via Bluetooth para jogar sem-fios.

Para jogar no computador com o comando da PS4 ligado por cabo, basta conectar o mesmo a uma entrada USB. O reconhecimento será automático, estando pronto a jogar, ou seja, uma solução plug&play para computadores Windows.

Podes ajustar as definições e perfis do comando no DS4Windows

controlador
Visão geral com as informações do estado dos comandos PS4 ligados ao PC no DS4Windows

A ferramenta deixa-te criar diferentes perfis para o comando da PS4 que pretendas usar no PC. Ao abrir a mesma verás a interface de configuração apresentada acima onde podes ver o endereço mac do comando, nível de bateria e mais informações.

Podes ligar vários comandos da PS3 e PS4 ao computador em simultâneo, seja por cabo ou via Bluetooth. O software mostra-te ainda o tipo de ligação (USB ou Bluetooth), bem como o perfil selecionado e as opções de edição / personalização.

Cria diferentes perfis para adaptar o comando aos vários jogos

DS4windows
Opções de personalização das definições e perfis para cada comando no DS4Windows

Para facilitar o uso do comando da PS4 em jogos de PC podes criar perfis com configurações de teclas, LED's e combinações para os vários géneros. A configuração pode ser feita através do touchpad ao passar dois dedos sobre o mesmo.

Desde o ajuste da sensibilidade dos cursor, a intensidade de vibração e padrão da mesma e vários ajustes diversos. A ferramenta DS4Windows é muito completa e permite usar todas as funções do comando DUALSHOCK 4 da PS4 para jogar no PC.

Existem outras ferramentas similares como o CronusMAX (pago), entre outros programas gratuitos, mas nenhum reúne tamanho consenso e críticas positivas como o DS4Windows.

Podes emparelhar o comando sem fios com o Mac

mac
Podes emparelhar o comando DS4 com computadores Apple

Os computadores Apple com o sistema operativo macOS Catalina, ou mais recente, suportam a ligação ao comando DUALSHOCK 4 da PS4 via Bluetooth, ou através do cabo micro USB que usas, por exemplo, para o carregar.

Para emparelhar o comando via Bluetooth:

  1. Pressiona os botões PS e Share em simultâneo durante alguns segundos.
  2. Assim que a barra de luz ficar branca e intermitente está ativado o modo de emparelhamento
  3. Aguarda que o computador Apple ou Windows reconheça o comando e completa a ligação
  4. Agora podes utilizar o comando sem fios da PS4 para controlar jogos e aplicações compatíveis em Mac e Windows

Lembra-te de ativar o Bluetooth no teu computador Windows ou Mac (nas definições), podendo aí procurar novos dispositivos, neste caso o wireless controller, ou comando sem fios. Este procedimento é válido para ambos os sistemas.

Também podes ligar o controlador por cabo USB ao computador Apple

mac
Apple (ícone da maçã) - Acerca deste Mac - Relatório de Sistema - USB

Sem instalar nenhum software podes ligar o comando da PS4 ao computador Apple com o cabo USB. Não verás notificações ou alertas, mas o controlador está ligado. Clica em Apple - Acerca deste Mac - Relatório de Sistema - USB para confirmar.

Apesar de se chamar "Wireless Controller", o comando está ligado por cabo ao Mac e poderás usá-lo em qualquer jogo compatível, sem configuração extra. Importa frisar que a Steam proporciona suporte para os DualShock 4 para Mac e PC.

Se quiseres ligar por cabo USB a um computador Windows é necessário um software como o DS4Windows. Aí a ligação com o PC será imediata e terás o alerta sonoro de novo dispositivo inserido, além do acesso às funcionalidades descritas acima.

Se não sabes o que jogar vê a nossa lista com os melhores jogos grátis para PC da atualidade. Caso prefiras jogar na PlayStation 4, fica a par dos melhores jogos para PS4 atualmente disponíveis com sugestões para

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.