Os 20 melhores jogos grátis para PC em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

Os jogos grátis para PC em nada perdem para títulos pagos, sendo estes os mais populares para instalar no computador e jogar online. A lista reúne os melhores jogos dos principais géneros, todos gratuitos em 2023.

São os melhores jogos para PC com download grátis e completo! Vê a nossa seleção e encontra os mais divertidos para entretenimento e emoção, os mais jogados, os que ocupam pouco espaço e os perfeitos para passar o tempo.

1. Fortnite Battle Royale

Fortnite imagem

Fortnite Battle Royale, o jogo que cimentou este género no topo das tabelas desde que chegou em 2017. Desde então tornou-se num ícone da cultura online, com mais de 74 milhões de jogadores ativos, é o jogo grátis mais popular.

Com visuais inspirados nos cartoons, a possibilidade de construir defesas, conteúdo novo a chegar muito regularmente e doses infindáveis de diversão. Joga online em equipa ou solo, com muitas armas, gráficos e animações incríveis do início ao fim!

Página oficial do Fortnite

2. Apex Legends

Apex Legends

O jogo sensação de 2019 foi lançado em fevereiro e, um mês depois, já tinha mais de 50 milhões de jogadores ativos. Mais recentemente esse valor subiria para 70 milhões e o número continua a subir. O Apex Legends é um caso de sucesso!

Trata-se de um battle royale, baseado no universo da franquia Titanfall, com elementos próprios e dinâmicas de jogo que rapidamente cativaram o público. É um dos melhores jogos grátis dentro do seu género e continua a melhorar a cada atualização.

Página oficial do Apex Legends

3. PUBG Lite

PUBG

A versão mais leve e gratuita do PlayerUnknown's Battlegrounds, o PUBG Lite é um dos jogos que ocupam pouco espaço e exigem menos recusos do teu PC. Trata-se de um battle royalle que opõe equipas, também com o modo single player, entre outros.

Destaca-se pelo realismo das armas, animações e mecânica de jogo, destacando-o assim do Fortnite. É um dos jogos mais populares e um dos melhores para PC, com grande parte das funcionalidades que tornam o PUBG convencional tão procurado.

Página oficial do PUBG Lite

4. League of Legends

LOL

Absolutamente lendário, o League of Legends (LOL) foi lançado em 2009, ajudando a catapultar o género MOBA para o topo das tabelas e tornando-o "no eSport" mais popular. A qualidade gráfica é incrivel e continua a ser melhorado periodicamente.

Mais do que entretenimento ou diversão, o LOL é um ícone da cultura online. A mecânica de jogo, os heróis e respetivas habilidades especiais, as competições que nos agarram ao PC, este é realmente um dos melhores jogos grátis do mundo.

Página oficial do League of Legends

Team Fight Tactics

Baseado em turnos, o TFT é um mini-jogo que traz o universo e personagens do LOL para um tabuleiro. Aí enfrentarás outros jogadores, cuidarás da estratégia e combinações de vários heróis para maximizar as suas vantagens e atributos.

Página oficial do Team Fight Tactics

5. Team Fortress 2

Team

Lançado em 2007, o Team Fortress 2 continua a ser um dos jogos mais populares da atualidade e um dos melhores para jogar gratuitamente no computador. É um clássico da Valve, dentro da categoria FPS, bem ao estilo e animação cartoon.

O título recebe novos conteúdos periodicamente, mantendo-se divertido e bastante competitivo. Destaca-se pelo jogo entre equipas, com personagens especializadas e dotadas de habilidades únicas que garantem o máximo de entretenimento.

Página do Team Fortress 2 na STEAM

6. Counter-Strike: Global Offensive

CSGO

Dispensando apresentação, a franquia Counter Strike ajudou a cimentar o género FPS multiplayer online ao longo dos anos, sendo um clássico imediato. A última iteração, Global Offensive, é gratuita desde 2018 e a sua popularidade é inquestionável.

O CSGO é um jogo intemporal que opõe duas equipas (Terroristas e Contra-Terroristas), nos mais variados mapas e com uma seleção variada de armas à disposição, continuando a ser um dos melhores jogos gratuitos da atualidade.

Página do CSGO na STEAM

7. World of Tanks

Tanks

O horror da Segunda Guerra Mundial foi condensado num duelo de tanques até à morte com o World of Tanks. Lançado em 2010, é um dos jogos grátis do género MMO em que podes comandar vários dos veículos blindados mais famosos.

O jogo tem uma enorme comunidade de jogadores, recebe novos conteúdos periodicamente e pode ser instalado gratuitamente no computador. Aí começa o desafio de enfrentar outros jogadores online, ou desafiar a perícia das equipas.

Página do World of Tanks na STEAM

8. World of Warships

Warships

Em 2015 foi lançado o World of Warships, o natural desdobramento do World of Tanks, primando pelo realismo das batalhas, com panos de fundo épicos e com maior ênfase no planeamento e estratégia da batalha antes do primeiro tiro ser disparado.

Toma controlo dos navios de guerra e controla o destino de nações com o enorme poder de fogo que estas cidades blindadas flutuantes possuem. O jogo é perfeito para quem gosta de história, estratégia e o período da 1.ª e 2.ª Guerra Mundial.

Página do World of Warships na STEAM

9. War Thunder

War Thunder

O War Thunder é um dos jogos de estratégia para PC mais populares, sendo também um FPS contextualizado no período da Segunda Guerra Mundial, Coreia e não só. Os jogadores podem controlar tanques ou aviões de combate variados.

O sistema de combate é altamente estratégico, com a possibilidade de melhorar as máquinas de guerra e jogar como uma das várias nações envolvidas nos conflitos. Está disponível para várias plataformas e recebe periodicamente novos conteúdos.

Página do War Thunder na STEAM

10. DOTA 2

DOTA 2

Aclamado como um dos melhores jogos gratuitos para PC, o DOTA 2 é um MOBA que chegou em 2013 e desde então cresceu para se tornar num título lendário que recebe constantemente novo conteúdo, com batalhas e dinâmicas de jogo incríveis.

É altamente cativante, com vários personagens à escolha para nos levar à vitória com intensos e emocionantes combates. Com o selo de qualidade da Valve, é um dos jogos grátis para jogar no PC que recomendamos obrigatoriamente!

DOTA 2 na STEAM

DOTA Underlords

Se este é o teu género de jogo favorito, então o novo Underlords, lançado em 2019 pela Valve e ainda em fase de Early Acess é certamente do teu interesse. É grátis para jogar no PC e nos dispositivos móveis Android e iOS.

DOTA Underlords na STEAM

11. Fallout Shelter

Fallout

O Fallout Shelter é bom para passar o tempo, sendo um dos melhores jogos leves para computador. É mais simples que os demais títulos da franquia Fallout, mas pode ser jogado sem entraves, mesmo num PC fraco e garante um bom entretenimento.

O jogador vai personalizar o seu abrigo com várias opções de espaços e utilidades, sempre com vista a garantir a sua sobrevivência e, ao longo do tempo, ajudar a repovoar a Terra após o inverno nuclear explorado pela saga.

Página do Fallout Shelter na STEAM

12. Brawlhalla

Bral

A quem procura um jogo de luta, muita pancadaria em simultâneo, com animação e gráficos originais e de grande qualidade, o Brawlhalla é uma das melhores opções. Foi lançado em 2017 e possui vários traços em comum com o Super Smash Bros.

Destaca-se pela jogabilidade muito divertida, com mecânicas bem construídas e acima de tudo, um ótimo desenho para cada um dos vários personagens. É cómico e agarra qualquer um ao ecrã, sendo um dos mais populares jogos grátis da atualidade.

Página do Brawlhalla na STEAM

13. Albion Online

Albion

A personalização do personagem e a história do seu desenvolvimento é o que destaca este Multi Massive Online Role-Play Game (MMORPG) dos demais. Foi lançado em 2017 e recentemente, em 2019, tornou-se gratuito para qualquer jogador.

É um dos melhores jogos sandbox para passar tempo no PC uma vez que toda a mecânica de jogo e avanço nas capacidades implica uma considerável dedicação. Se queres escrever a tua história num ambiente medieval, o Albion é um ótimo jogo!

Página do Albion na STEAM

14. Dauntless

Dauntless

O Dauntless é um RPG gratuito, com muita acção e monstros que vão desafiar as tuas habilidades. Destaca-se pelos gráficos ao estilo cartoon e pelos adversários enormes e poderosos que prometem horas de entretenimento até que estejas à sua altura.

Vale ainda frisar que este título pode ser jogado em equipa no modo co-op com até 4 jogadores, ou então no modo singleplayer. O objetivo principal é a caça destas feras fantásticas, mas para isso terás que desenvolver o teu personagem.

Página oficial do Dauntless

15. Path of Exile

Path

O Path of Exile é um RPG de ação, grátis para jogar e com uma linha similar à da franquia Diablo. A qualidade gráfica é inquestionável, tal como é o seu mundo sombrio e imenso, à espera que o jogador o explore na totalidade.

O grande destaque é o sistema de combate ativo com verdadeiro dinamismo, além das demais mecânicas do jogo. O desafio será evoluir até estares pronto para consumar a vingança contra quem te tirou tudo e deixou à mercê dos elementos.

Página do Path of Exile na STEAM

16. Warframe

Warframe

Ação e emoção ao mais alto nível, com gráficos arrebatadores neste mundo de ficção científica, misticismo e uma história bem construída. O Warframe chegou em 2013, tem uma incrível mecânica de combate e jogabilidade co-op entre os personagens.

A ação cinemática, história e música fazem dele um dos melhores jogos gratuitos para PC da atualidade. Desperta o poder dos enigmáticos warframes e deixa-te envolver por tudo o que este título tem para oferecer, além dos novos conteúdos.

Página do Warframe na STEAM

17. Hearthstone

Hearthsone

Se pusermos todo o universo Warcraft dentro de um baralho de cartas temos o jogo Hearthstone. É um jogo de cartas ou TCG, lançado em 2014, capaz de trazer a estratégia, dinâmica e emoção dos duelos entre jogadores para o tabuleiro.

À disposição do jogador está um grande número de personagens, com novos capítulos e itens a serem adicionados periodicamente para renovar o puro entretenimento deste jogo. Se és fã de Warcraft, este deve estar na tua lista de jogos!

Site oficial do Hearthstone

18. Magic: The Gathering Arena

Magic

O Magic: The Gathering Arena é a versão digital do fenómeno Magic: The Gathering, o jogo de cartas baseado num imenso mundo de fantasia com personagens fantásticos. A estratégia é a mesma, passando-se agora no mundo digital.

Cada jogador tem o seu baralho de cartas, ou deck e tem que montar a estratégia antes e durante a partida. Em si é um jogo leve e gratuito, mas implica algum estudo de todo o universo que lhe dá corpo, isto para quem quer realmente vencer os duelos!

Página oficial do Magic: The Gathering Arena

19. TrackMania Nations Forever

TrackMania Nations Forever

O TrackMania Nations Forever é um jogo online gratuito de corrida e perícia. É um dos jogos mais leves nesta lista, mas desafia-te em cerca de 65 pistas para não só chegar em primeiro lugar, mas também fazer acrobacias com diversos carros velozes.

O título tem milhões de jogadores ativos e torna-se ainda mais cativante ao correr contra os teus amigos. Podes jogar sozinho (single player), ou dividir o ecrã com os teus amigos. Se gostas de velocidade, este é um título clássico, grátis e obrigatório!

Página do TMNF na STEAM

20. Runescape 3

Runescape

A fechar esta lista de jogos online grátis temos o RuneScape, um título que até hoje é o MMORPG mais famoso do mundo. Foi lançado em 2001, cimentou o género e continua a ter uma cominidade significativa, ainda que já vá na terceira geração.

A essência do "novo Runescape" está mais diluída, mas também teve que evoluir com os tempos. Neste mundo de fantasia o jogador tem que desenvolver as suas habilidades, completar demandas e enfrentar inimigos sozinho, ou com os amigos.

Página oficial do RuneScape

OldSchool RuneScape

O apelo do RuneScape "raíz" é tamanho que a Jagex trouxe o clássico de volta à vida, já com diversos servidores espalhados pelo mundo e com o sistema, mecânica e gráficos de jogo que fizeram parte da infância de tantos ao redor do globo.

Página ofiial do OldSchool RuneScape

A nossa lista de jogos grátis para PC teve em conta a popularidade dos títulos, a possibilidade de serem jogados online ou só após a instalação completa no computador, as mecânicas, gráficos e vários géneros de jogo, entre outros critérios.

Os jogos online requerem uma boa ligação, motivo pelo qual damos a conhecer a melhor internet para gamers em Portugal. Para jogadores mobile, vê os melhores telemóveis para jogos e o melhor tarifário para net móvel ilimitada.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.