Clickbait: Não vais acreditar como é fácil chamar a tua atenção!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Este artigo não te vai trazer nenhuma novidade sobre tecnologia, nenhum tutorial nem vai restaurar a tua fé na humanidade, descobrir o segredo da juventude nem te vai dizer o que aconteceu na festa privada daquela celebridade. Este artigo propõe-se a tão somente tentar explicar o porquê de continuarmos a "cair" neste métodos de Clickbait.

Dia após dia fui assistindo impávido e sereno a uma mudança de paradigma nos mais variados meios de comunicação social, muitos dos quais ainda apontam jocosamente o dedo a um dos "pais fundadores" do Clickbait em Portugal (chamemos-lhe Correio da matina) mesmo que os seus telhados sejam de vidro. Não pretendo defender esta ou aquele entidade mas tão só alertar para algo que infelizmente já é quase um standard nas redes sociais mas a culpa é exclusivamente nossa.

O que é "Clickbait"?

Clickbait, a caça ao clique num mundo cada vez mais competitivo em que os meios de comunicação social têm que lutar pela tua atenção, especialmente os outrora grandes jornais, periódicos e revistas que assistem ao declínio das suas publicações em papel (o planeta agradece), motivação esta que os leva a pisar cada vez mais a linha da decência e a explorar uma aparente lacuna no código de ética jornalística.

Algumas fontes definem Clickbait como um título que não cumpre as expectativas quando acabamos de ler o artigo, ou uma inteligente manipulação da informação para que o teu cérebro não resista a querer saber mais, mesmo que depois não aprendas rigorosamente nada! Com efeito, é cada vez mais difícil distinguir o que é um título Clickbait de um artigo normal mas existem vários métodos para criar um destes atraentes títulos, uns aceitáveis, outros ridiculamente óbvios e até o "South Park" já satirizou a situação.

O Clickbait é irritante, é certo mas funciona cada vez melhor e de vez em quando também o usamos nos nossos artigos (afinal de contas somos humanos). Somos a geração que não tem tempo a perder, temos sempre algo a fazer mas acabamos por torrar horas em frente a um ecrã, absorvendo tudo o que nos é transmitido como se de uma verdade universal se tratasse!

Já paraste para pensar se, talvez o que este sujeito diz ou escreve não é assim tão fiável? Quais são as fontes? Qual o seu conhecimento de causa para estar aqui a falar sobre X, Y, Z? Mas bem sei, não vais perder tempo a fazer isto, somos preguiçosos e o nosso cérebro já nem se dá ao trabalho de relacionar os assuntos.

O Clickbait não acontece pura e simplesmente, os editores escolhem meticulosamente as palavras que vão aparecer no título para que os teus olhos sejam imediatamente atraídos por esta visão. Dou-te um exemplo, bem recente com três títulos baseados na mesa informação:

  • Título 1: "Project Ara deverá chegar aos desenvolvedores no último trimestre deste ano"
  • Título 2: Projecto Ara vai lançar o primeiro smartphone já este ano para os desenvolvedores
  • Título 3:Projecto Ara: Fica a saber quando chega o verdadeiro smartphone modular!

Qual destes títulos é o mais apelativo, qual é aquele que desperta mais curiosidade no leitor? Facilmente elegemos o 3º artigo como merecedor do nosso clique pois é aquele que mais promete mas será que cumpre? Muito resumidamente, o 1º artigo é o que menos atrai o leitor, ao passo que o 3º é o indiscutível favorito, contudo esse é também o que mais probabilidade tem de nos desiludir depois de lermos o que foi exposto, o que se ganha em visualizações pode-se porventura perder em credibilidade.

Vê ainda: Qual a importância de “fontes” e “vias” nos blogs e sites?

Os métodos mais comuns de Clickbait:

1- O fosso de curiosidade

As promessas de algo inacreditável, hilariante, completamente impressionante e tantas outros superlativos são uma das mais eficazes mas desavergonhadas estratégias para caçar o teu clique. "Não vais acreditar no que aconteceu", "O truque usado pelas celebridades para ganhar dinheiro", "Sabes como ganhar dinheiro no YouTube?", "Saiba o que elas vestem no Rock in Rio", exemplos clássicos mas bem atuais. O truque aqui é simples, despertar a tua curiosidade, provocar o teu cérebro.

Criar-te uma sensação de desconforto perante o desconhecimento daquela informação, criar uma autêntica necessidade que não estará satisfeita até que fiques a saber de que raio se tratava aquele artigo e por muito ridícula, frívola ou útil, vá. Só ficarás tranquilo e em paz quando tirares as tuas dúvidas.

2- Listas e números e Top's

O famoso escritor italiano Umberto Eco dizia que os seres humanos eram atraídos pelas listas porque todos temos medo de morrer. Ora bem, isto é uma afirmação válida até um certo ponto. As listas ajudam-nos a sobreviver e a encontrar o rumo num mundo repleto de possibilidades, passo a explicar:

  1. As listas costumam usar números (tipo...óbvio!) e o os números destacam-se muito bem sobretudo em artigos cheios de texto como este. Ajudam-nos a suportar tanta palavra.
  2. Ajudam-nos a quantificar quanta atenção temos que dedicar ao artigo, somos imediatamente atraídos por isto, quantificar o esforço.
  3. As listas organizam a informação de acordo com o seu grau de importância. Exemplo: os 10 melhores smartphones até 200€
  4. Os números sabem bem na medida em que nos ajudam a escolher o que procuramos, evitando a dolorosa tarefa de escolha. Isto é, se alguém diz que este é o Top 3 de smartphones até 100€ e tu estás à procura de um novo smartphone, vais imediatamente reduzir o teu leque de opções aos 3 artigos apresentados.
  5. O número 1 é sempre o mais sedutor daí que se use, abuse e banalize o termo "Top", ou "o melhor X, Y, Z" mas ao final do dia os resultados aparecem e quem quem produz conteúdo sabe bem disto.

Estas são as 5 razões que tornam as listas tão irresistíveis para ti. Em suma, as listas tornam tudo mais fácil, auxiliam-nos a optar entre um número infinito de possibilidades e satisfazem o nosso cérebro a dizer-nos qual é o melhor, quais são as melhores opções, etc. Contudo, há aqui um reverso da moeda, as listas proporcionam uma solução demasiado fácil, escusando-se a qualquer tipo de questão. Simplesmente aceitas o exposto e confesso que este é o meu tipo de Clickbait favorito e também o mais discreto.

3: A irresistível Antecipação

Como já deves ter reparado, o Clickbait é algo bastante engenhoso e tem muito que se lhe diga. Joga com as nossas emoções e necessidades básicas de controlar o imprevisto ou explorar desconhecido, até aqui tudo bem. Contudo, há um ditado bem português que diz" "À primeira todos caem, à segunda só cai quem quer e à terceira, só cai quem é parvo." Ora, seremos todos parvos? Sim, porque mesmo sabendo que determinado título é um Clickbait voltamos a cair na tentação vezes sem conta.

Alguns estudos indicam que o ser humano é capaz de aturar um sem fim de tristezas e desilusões desde que por vezes haja alguma recompensa. Bom, a lotaria popular, o Placard (cada vez mais popular entre os jovens) e o EuroMilhões são exemplos perfeitos disso mesmo. Alguns dos títulos Clickbait mais populares com este método são algo do género" Estas fotos de bebés vão por te um sorriso na cara".

Vê também: Flash Sales Fnac: Até 30% de desconto em Mac’s, iPad’s, Razer e no Huawei Mate S

Estamos pré-programados para procurar algo ternurento, fofinho e se possível com um comportamento humano, somos viciados em dopamina, este neurotransmissor que desempenha um papel fulcral na sensação de prazer e que é capaz de orientar o nosso comportamento, seja ao fazer-nos sorrir perante uma foto de gatinhos, cachorros ou simplesmente para obtermos aquela sensação de satisfação quando passamos mais um nível no Candy Crush.

Antecipamos a recompensa que vamos receber e isto faz com que passemos horas fio para passar mais um nível, para ver as imagens de certo artigo, etc, etc. Somos "escravizados" pela felicidade e tudo fazemos para a obter. De que outra forma justificarias a tentação que sentimos ao ver um título deste género: "As 25 posições mais estranhas de gatos a dormir". Título fictício mas confessa lá, ficaste curioso, eu sei.

Por último, creio que o fenómeno Clickbait não seja necessariamente mau, aliás, é bastante rentável e pelo que vejo, o público português parece não se importar com esta tendência. Afinal de contas temos exactamente aquilo que merecemos.

Talvez queiras ver:

  • Meizu MX6 terá duas variantes com diferentes memórias RAM e câmaras de 20.7 megapíxel
  • OnePlus 3: Especificações, características, data de chegada e expectativas
  • Flash Sales Fnac: Até 30% de desconto em Mac’s, iPad’s, Razer e no Huawei Mate S
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.