Quando a Citroën lançou o Ami, foi uma pedrada no charco entre os veículos elétricos. É que o pequeno quadriciclo elétrico chegou ao mercado português com um preço a começar pouco acima dos 7000 €.
Esse tipo de veículo parecia não ter rival além do Oppo Rocks-e… até agora. A Fiat partilhou a primeira imagem daquele que será uma das suas próximas apostas no segmento. Chama-se Fiat Topolino, e será o próximo quadriciclo elétrico a chegar ao mercado.
Quanto ao design do Topolino, chega com um aspeto mais clássico que o ‘divertido’ Ami. A proposta da construtora italiana vai ‘beber’ ao design do clássico Fiat 500 que chegou ao mercado em 1955, e o nome chega através do modelo em atividade entre 1936 e 1955.
O grupo Stellantis começou esta demanda pelos microcarros elétricos com o Citroen Ami, e reforçou-a com o Opel Rocks-e. Agora com o Fiat Topolino o objetivo é o mesmo: “ser líder no caminho para a mobilidade sustentável.
Fiat Topo deve igualar características do Citroën Ami
A imagem que partilhamos acima é a única já revelada pela Fiat, não se esperando grandes diferenças face ao Ami. A marca não revelou detalhes, mas devemos esperar espaço para duas pessoas e alguma arrumação. Embora pequeno, espera-se que seja um veículo robusto.
Por se tratar de um quadriciclo, estará limitado à velocidade máxima permitida por lei de 45 km/h, e pode ser conduzido por jovens com pelo menos 16 anos e carta de condução B1. Por comparação, o Ami tinha uma bateria de 5,5 kWh recarregável numa tomada elétrica de 220 V em 3 horas. A autonomia estimada desse modelo é de 75 km.
Editores 4gnews recomendam: