A Samsung apresentou o seu primeiro headset de realidade aumentada no início deste ano, durante o lançamento do Galaxy S24. Há algumas semanas, a empresa sul-coreana afirmou que os seus auscultadores XR estariam disponíveis este ano. Embora não saibamos muitos detalhes sobre o próximo dispositivo, o seu processador está quase confirmado e, se acabar por se confirmar, é fabricado pela própria Qualcomm.
Os auscultadores XR da Samsung utilizam o chip Snapdragon XR2+ Gen 2
Um novo dispositivo Samsung com o número de modelo SM-I130 foi recentemente detetado (originalmente pela 91Mobiles) no banco de dados do Geekbench. De acordo com um relatório anterior, o número do modelo dos fones de ouvido XR da Samsung seria SM-I130, assim sendo, fica basicamente confirmado que o dispositivo localizado no Geekbench é o próximo dispositivo de realidade estendida da empresa sul-coreana.
O dispositivo utiliza o chip Snapdragon XR2+ Gen 2, anunciado no início deste ano, juntamente com uns impressionantes 16 GB de RAM e um sistema operativo baseado no Android 14. Obteve 1.076 pontos no teste single-core e 2.078 pontos no teste multi-core.
O Snapdragon XR2+ Gen 2, concebido em colaboração com a Google e a Samsung, destina-se a ser utilizado em auscultadores topo de gama de Realidade Aumentada (AR), Realidade Alargada (XR), Realidade Mista (MR) e Realidade Virtual (VR). Oferece uma resolução de 4,3K por olho a 90 fotogramas por segundo. Pode renderizar ecrãs grandes, ambientes de trabalho virtuais e sobreposições em tamanho real em transmissões de câmaras ao vivo.
Tem um CPU de seis núcleos com uma velocidade de até 2,4 GHz e uma GPU Adreno. É capaz, inclusive, de descodificar vídeos de 8K 60fps e codificar vídeos de 8K 30fps/4K 60fps. Segundo o indicado pela base de dados, será emparelhado com RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1.
Algumas fontes afirmam que a Samsung irá revelar este novo dispositivo em outubro de 2024, altura em que irá enviar dev kits para os programadores de apps e jogos começarem a pôr as mãos à obra. O headset poderá lançar, oficialmente, no último trimestre do ano ou no início de 2025.