Carros elétricos: postos de carregamento duplicam, mas números ainda não satisfazem

Bruno Coelho
Comentar

Segundo os dados recolhidos pelo Dinheiro Vivo junto da Mobi.E, gestora de rede nacional de postos de carregamento de carros elétricos, os números de 2020 são bastante animadores.

Postos de carregamento de carros elétricos duplicaram em 2020

Ao que é referido, foram contabilizadas 707 novas localizações de postos de carregamento para estes veículos. Isto significa que no último ano os postos de carregamento duplicaram face aos que já existiam. Contudo, ainda é possível encontrar 77 municípios sem postos de carregamento públicos.

Ao todo, são já mais de 1400 postos de carregamento espalhados pelo nosso país. Mas com mais de 70 mil carros elétricos e híbridos plug-in, esses números terão de continuar a aumentar substancialmente.

É importante realçar que 554 das 707 estações de carregamento criadas em 2020, contam com até 22kWh de potência. Já os outros 153 postos de carregamento permitem aos utilizadores carregar de forma rápida.

Carros elétricos

Em 2020 foram vendidos 8137 carros elétricos e 11867 híbridos plug-in em Portugal

A verdade é que as vendas deste tipo de veículos continuou a bater recordes em 2020. Foram vendidos 8137 elétricos, e 11867 híbridos plug-in. Os números ainda são modestos, mas já representam 8,1% e 5,4% das vendas de veículos ligeiros.

Ao todo, existem já 3076 tomadas que permitem carregar os veículos elétricos e plug-in em Portugal. Em 2021, essa tendência vai continuar em ascensão com a previsão de 82 novos pontos de carregamento nas autoestradas da Brisa, mas também abertura de estações de carregamento em 10 cidades portuguesas. E com uma melhor infraestrutura, mais consumidores serão atraídos a apostar neste tipo de mobilidade sustentável.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.