Carros elétricos e híbridos têm melhor ano de sempre em Portugal. Setor automóvel em queda nas vendas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) são claros. A pandemia de Covid-19 afetou bastante o setor automóvel em Portugal, que em 2020 registou uma queda de 33,9% face ao ano anterior.

Durante este período foram matriculados 176 992 veículos. Como refere o Dinheiro Vivo, é necessário recuar a 2014 para encontrar valores ainda mais baixos: 172 357. E é bom recordar que esse foi o último ano em que a troika marcou presença em Portugal.

Carros elétricos e híbridos tiveram o melhor ano de sempre em Portugal

Segundo os dados da ACAP, os híbridos plug-in, híbridos convencionais e os 100% elétricos registaram os melhores números de sempre no nosso país. Este segmento registou 22,8% das vendas, perto de um quarto.

Em 2020, os automóveis 100% elétricos registaram 5,4% das vendas totais. Já os híbridos e híbridos plug-in registaram uma quota de mercado de 8,1%, cada um. Em tendência positiva estiveram também os automóveis de luxo.

Carros de luxo resistem à pandemia. Porsche, Ferrari e Aston Martin sobem

Há apenas três marcas que em 2020 conseguiram aumentar as suas vendas em Portugal no ano passado. Falamos da Aston Martin, Ferrari e Porsche, todas pertencentes ao segmento de luxo.

Entre as três, foi a Porsche que mais unidades vendeu: 831 veículos, contra 749 em 2021. A Ferrari vendera 26 em 2019, registando agora 30 vendidos. Já a Aston Martin vendeu 7 carros (ao invés dos seis do ano anterior).

Embora com quedas nas vendas de marcas como a Lamborghini ou Maserati, o setor de luxo acaba por também contrariar a tendência. Vendeu mais 8,9% do que em 2019, registando 911 veículos comercializados.

As vendas nos veículos elétricos não estão apenas associadas a uma maior procura por soluções amigas do ambiente. Segundo Hélder Pedro, da ACAP, existiu uma “antecipação das matrículas devido às mudanças fiscais”.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vendas de carros elétricos na Europa batem recordes em 2020
  • As melhores trotinetes elétricas para comprar em 2021
  • Tesla nunca vendeu tantos veículos elétricos como em 2020
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.