Investigadores da Universidade de Auckland realizaram recentemente um estudo que analisou a intenção dos utilizadores de veículos elétricos de usar instalações de carregamento sem fios dinâmico. E a pesquisa obteve um resultado interessante: 93% dos entrevistados estão otimistas com a tecnologia e gostariam de experimentá-la no futuro.
Tecnologia pode revolucionar carregamento de VEs
A tecnologia de carregamento sem fios dinâmico permite que os veículos elétricos (VEs) carreguem as suas baterias enquanto estão em movimento. Na ideia geral, bobinas magnéticas embutidas no solo transferem a energia através do espaço de ar para os carros que transitam por esta estrada “especial”.
A solução é promissora em termos de praticabilidade, economia de tempo e segurança para os condutores não ficarem sem bateria. Além disso, pode ser um complemento às limitadas estações de carregamento fixas, demonstrando um potencial de revolucionar a forma como pensamos sobre o carregamento de VEs.
Para entender como o público sentia-se em relação à utilização da tecnologia, o doutorando Ramesh Majhi, o professor sénior Prakash Ranjitkar (Faculdade de Engenharia) e a pesquisadora sênior Selena Sheng (Escola de Negócios) projetaram uma sondagem para explorar a visão das pessoas sobre a tecnologia de carregamento sem fio, conforme reportou o Science Daily.
Os resultados foram, em geral, bastante positivos, com 93% dos entrevistados a mostrar-se otimistas com a tecnologia. O estudo da Nova Zelândia concluiu ainda:
- As pessoas que priorizam a sustentabilidade estão mais inclinadas a apoiar e utilizar o carregamento dinâmico de veículos elétricos sem fios
- Os utilizadores urbanos são mais propensos a adotar a tecnologia do que os condutores rurais
- Influências sociais, incluindo o comportamento e as escolhas dos colegas, também afetaram as decisões dos condutores de utilizar a tecnologia
Carregamento sem fios dinâmico funcionar melhor em estradas
Apesar do entusiasmo geral, preocupações sobre a privacidade de dados, a radiação eletromagnética e os custos potenciais associados à adoção e ao uso da tecnologia sem fios nos grandes centros urbanos.
"O carregamento dinâmico sem fios pode não ser prático para atender às demandas do transporte urbano. No entanto, oferece vantagens significativas para viagens intermunicipais, reduzindo a dependência dos condutores de veículos elétricos de estações de carregamento plug-in que, muitas vezes, causam desvios nos percursos", diz o pesquisador Dr. Majhi.
Para a dra. Sheng, os insights do estudo são cruciais para o desenvolvimento de medidas e políticas eficazes para a integração bem sucedida do carregamento sem fio dinâmico na rede de transporte.
"O movimento em direção à adoção de veículos elétricos por sua sustentabilidade na redução das emissões de gases de efeito estufa enfrenta obstáculos em relação à infraestrutura de carregamento inadequada. É aqui que as faixas de carregamento na estrada serão benéficas", explicou.