Cão robot colocado "à solta" nas ruas por causa da distância social!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa de engenharia robótica Boston Dynamics ganhou bastante destaque e popularidade pelos seus vídeos de robots avançados a completar tarefas como correr ou saltar obstáculos e levantar objetos. Um dos seus robots, Spot, está disponível para aluguer.

Foi o que fizeram em Singapura, onde um dos parques do país vai ser "patrulhado" pelo robot, que se move em quatro membros, como um cão. O objetivo é garantir o cumprimento da distância física no decorrer da pandemia de COVID-19.

O Spot vai estar no parque Bishan-Ang Mo Kio. Um operador remoto vai controlar o robot à distância, embora o robot seja autónomo em alguns aspetos. Por exemplo, o Spot possui sensores que conseguem detetar humanos e obstáculos, desviando-se automaticamente.

Uma mensagem pré-gravada a encorajar o distanciamento físico será transmitida pelo robot. O Spot também terá câmaras, mas o governo de Singapura garante que não serão recolhidas informações pessoais, dizem eles.

Spot, o robot "canino" em ação

O seguinte vídeo do The Verge mostra-te o Spot em ação, em várias atividades. O robot consegue atravessar vários tipos de terreno desde cimento, a terra batida, subir escadas e pisos com vários níveis de inclinação. É realmente uma maravilha da engenharia robótica.

Nos Estados Unidos, está também a ser estudada a possibilidade de utilizar o Spot para ajudar no combate ao COVID-19. Nomeadamente, em situações onde seja preciso fazer testes à distância. Assim sendo, estes robots podem ter uma aplicação menos parecida com um filme distopiano e muito mais realista.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fiat tem um carro elétrico que é melhor que os Tesla para a cidade!
  • Apple: dramático unboxing das rodas do Mac Pro (custam 850€) que tens mesmo de ver (vídeo)
  • Apple Glasses podem ser anunciados este ano com design discreto e 5G
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.