Ao que tudo indica, a BYD ainda tem um automóvel de luxo para lançar até ao final do ano de 2024. Será um veículo utilitário desportivo (SUV), chamado Denza N9. Nas últimas horas, a BYD lançou algumas imagens deste carro.
Efetivamente, a BYD é mais conhecida pelos seus carros elétricos a preços acessíveis. Um exemplo disso é o modelo Seagull, no entanto, tal como refere a Electrek, a marca chinesa tem mostrado vontade de entrar noutro tipo de nichos de mercado.
O que sabemos sobre o carro?
De momento, já vemos tendo algumas informações acerca deste veículo da BYD. Segundo a explicação do chefe de vendas da Denza, Zhao Changjiang, este será construído com o e-Platform 3.0 da BYD.
Expectavelmente, o automóvel será lançado na China, ainda em 2024, com versões 100% elétricas e em híbrido plug-in. Ao que tudo indica, o automóvel em questão vai ter três motores elétricos, perto de 1000 cavalos e cerca de 5,3 metros de comprimento.
Recorde-se que, no mês de setembro, a BYD lançou o Denza Z9 GT: o primeiro carro da marca a contar com o e-platform 3.0. Em termos de preço, este ronda os 43.000€. De novo sobre o Denza N9, Zhao Changjiang referiu-se ao mesmo como “um super cavalheiro da tecnologia”.
Na China, é de prever que o Denza N9 vá custar perto de 65.000€ (via CarNewsChina). No mercado global, o preço do carro é uma questão que, por enquanto, fica por responder.
O crescimento da BYD no mercado
Efetivamente, a BYD tem crescido a olhos vistos no setor automóvel. Prova disso mesmo são os marcos sucessivos que a marca vai batendo. O mais recente deles foi em setembro de 2024: o mês em que a BYD vendeu mais de 400.000 automóveis (417.603).
De acordo com a Folha de São Paulo, nunca antes a BYD tinha vendido tantas unidades de automóveis num mês. A mesma fonte adianta que isso representou um crescimento de 43% face ao mesmo período, em 2023.