Quando se fala no setor dos carros elétricos, é possível que o nome “Tesla” seja o primeiro que aparece à cabeça. No entanto, pelo menos em 2024, um relatório recente sugere que, pela primeira vez, a BYD ultrapassou a Tesla no fabrico de automóveis.
De acordo com o The Washington Post, a marca chinesa construiu mais carros do que a marca de Elon Musk (via Tech Radar). A diferença é ligeira, na medida em que a BYD terá produzido 1,78 milhões de carros elétricos e a Tesla 1,77 milhões.
Quais as perspetivas no setor dos carros elétricos para 2025?
Ainda que a Tesla continue a ser a principal referência, os números em questão sugerem a entrada forte da China na “corrida” ao setor dos carros elétricos. Tanto assim é que, tal como a 4gnews noticiou recentemente, têm sido reforçadas as restrições à importação de veículos chineses.
Segundo o Financial Times, é inclusive de esperar que, na China, se faça “história” em 2025. Isto porque é expectável que, pela primeira vez, sejam registadas mais vendas de elétricos do que carros a gasolina ou diesel.
Quanto à “luta” entre China e Estados Unidos, pelo reinado do setor, quem se pronunciou foi Gernot Wagner. Na perspetiva do economista da Columbia Business School, "não há um único carro [100% elétrico] atraente e acessível feito nos EUA que tenha chance contra um feito na China num mercado em desenvolvimento".
As novidades de Tesla e BYD
Independentemente das perspetivas de futuro, quer a Tesla quer a BYD apresentaram novos carros, há bem pouco tempo. Tal como a 4gnews noticiou, a marca chinesa revelou 2 novos veículos com 1085 cavalos de potência. Trata-se do Han L e do Tang L, cujos preços só deverão ser oficializados em março.
Já a Tesla, por sua vez, apresentou recentemente a nova versão do Tesla Model Y, na China. É expectável que as entregas deste veículo comecem a acontecer na Europa, entre os meses abril ou maio de 2025.