Bloodhound LSC: o carro-jato que pretende quebrar a barreira do som em terra (vídeo)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Existe uma classe de super carros que são metade automóvel, metade avião a jato. Um deles é o Bloodhound LSC (Land Speed Car), que recentemente foi testado na África do Sul, atingindo velocidades de 806 quilómetros por hora. Vê o vídeo.

Como podes ver, o veículo assemelha-se mais a uma nave do que um carro tradicional. Isto porque para atingir tais velocidades, necessita da velocidade de propulsão que só um foguete consegue produzir, cujo Bloodhound possui. Seja como for, visto que o veículo não sai da terra nem levanta voo, é considerado um carro.

Contudo, uma semana depois, no dia 16 de novembro, o Bloodhound voltou a ser testado nos desertos africanos. Desta vez , o veículo conseguiu elevar a fasquia e atingir uns impressionantes 973 quilómetros por hora. O objetivo da equipa do Bloodhound é ultrapassar a barreira do som com um veículo terrestre.

Em 1997, um veículo similar quebrou a barreira do som

ThrustSSC é também um carro a jato, desenvolvido no Reino Unido. O mesmo foi testado em 1997 quando se tornou o primeiro veículo terrestre a quebrar a barreira do som, que se coloca nos 1226 km/h, ao nível das águas do mar.

thrust scc
ThrustSCC no museu de transportes em Conventry, Inglaterra

Durante a sua corrida, o ThrustSSC atingiu uma velocidade impressionante de 1228 km/h, efetivamente quebrando a barreira física do som e estabelecendo o recorde. Até hoje, nenhum outro carro conseguiu repetir a proeza, apenas o Bloodhound LSC parece estar perto de tal.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.