Atenção! Se tens alguma destas apps no teu Android desinstala JÁ!

António Guimarães
Comentar

De tempos em tempos, empresas de cibersegurança revelam relatórios de investigação. Neste caso, a japonesa TrendMicro, identificou 9 aplicações presentes no Android e Google Play Store que são enganadoras, estando, na verdade recheadas de software nocivo.

Lista das aplicações Android infetadas com malware

  • Shoot Clean-Junk Cleaner,Phone Booster,CPU Cooler
  • Super Clean Lite- Booster, Clean&CPU Cooler
  • Super Clean-Phone Booster,Junk Cleaner&CPU Cooler
  • Quick Games-H5 Game Center
  • Rocket Cleaner
  • Rocket Cleaner Lite
  • Speed Clean-Phone Booster,Junk Cleaner&App Manager
  • LinkWorldVPN
  • H5 gamebox

Como podes ver, a esmagadora maioria destas aplicações disfarçam-se de apps utilitárias para ajudar a limpar o telemóvel, refrescar o processador ou gerir ficheiros. Muitos utilizadores são enganados diariamente e incentivados a instalar estas aplicações, principalmente quando tem o telemóvel mais lento.

dvdgd

Apps nocivas já contam com milhares de downloads

Segundo a Trend Micro, algumas das apps mencionadas já excederam as 100 mil transferências, podendo infetar um número vasto de equipamentos. A empresa de cibersegurança avança que assim que instaladas, as apps instalam até 3000 versões de malware. A partiir daí, criminosos podem ter acesso a contas de Google e Facebook.

Adicionalmente, as apps maliciosas fazem com que o telemóvel apresente montes de anúncios e simule o clique nos mesmos. Esta é uma tática de criar interação falsa, gerando receitas para os criadores das apps.

O que fazer se o meu telemóvel estiver infetado

Neste caso, se porventura tenhas alguma destas apps instaladas, remove-as de imediato. Recomendamos ainda que verifiques o armazenamento do teu telemóvel para ver se restou algum ficheiro malicioso no teu equipamento.

Infelizmente, por vezes estas aplicações conseguem deixar rastos no equipamento, mesmo depois de desinstaladas. Caso continues a verificar comportamentos suspeitos, a melhor solução é guardar os dados e fazer reposição dos dados de fábrica.

Por mais frustrante que possa ser ter um telemóvel com memória cheia ou com hardware mais antigo, raramente é útil instalar este género de apps, legítima ou não. Assim sendo, fica ainda com algumas das nossas recomendações para manteres a tua privacidade e saúde do equipamento em dia.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.