Atenção: clientes Vodafone começam a receber mensagens de fraude em nome da CTT

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

As fraudes por SMS continuam a ser um problema para as operadoras que não conseguem evitar esta situação. A mais recente burla está a afetar números da Vodafone (pelo menos para já) e está em nome dos CTT.

Ao que parece, os utilizadores estão a receber mensagens de um pequeno questionário de satisfação dos CTT e que ao responder ficam habilitados a ganhar um novo smartphone.

Clientes Vodafone são os primeiros a receber esta nova burla em nome da CTT

Brula vodafone CTT
Exemplo da burla - Direitos da imagem "O Mirante"

Vale a pena referir que embora o problema tenha sido detetado em clientes Vodafone, nada impede que os burlões tenham acesso a outros números das outras operadoras.

Assim sendo, se receberes uma mensagem deste género, tem a certeza que evitas introduzir qualquer informação pessoal. Principalmente dados de cartões bancários.

Segundo o "O Mirante", depois de clicado no link indicado na mensagem, o utilizador é deparado com um website com o mesmo logótipo dos CTT e com um pequeno questionário.

Depois de respondido ao questionário o utilizador será pedido para introduzir algum tipo de informação. Normalmente, neste tipo de burlas, é-lhe pedido que introduza os dados do cartão bancário para pagar os portes de envio do smartphone que ganhou. Ou então pagará apenas 1€ por um smartphone que custa mais de 1000€.

Depois de introduzidos os dados, os burlões ficam com mais dados do que é suposto. Aí podem começar os problemas.

O que fazer se já introduziste os dados

smartphone Vodafone Burla CTT

Se, por azar, foste daqueles que caiu nesta armadilha liga de imediato ao teu banco para cancelar qualquer tipo de autorização de débito suspeita. Aproveita também para ligar à Vodafone a reportar a situação e pede o bloqueio do número em questão. Em alguns smartphones poderás bloquear o número através das definições do mesmo. Vê se tens esta possibilidade.

Acima de tudo, lembra-te que ninguém dá nada a ninguém nos dias de hoje. A internet e os serviços que temos disponíveis de momento são fantásticos, porém, temos de ter cuidado com o que fazemos e onde clicamos.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.