MacBook Air com processador M2 revela alguns problemas de sobreaquecimento

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O novo MacBook Air foi um dos anúncios mais elogiados da Apple nos últimos meses. Este portátil chega com um design totalmente renovado e ainda mais poderoso graças ao seu novo processador M2.

Na véspera da sua chegada às lojas, as primeiras análises e opiniões ao portátil revelam um problema indesejado. Infelizmente, parece haver unanimidade de que o novo MacBook Air sofre com problemas de sobreaquecimento.

MacBook Air M2 tem problemas de sobreaquecimento em tarefas exigentes

Olhando para as análises ao portátil já disponibilizadas pelos meios especializados, há uma opinião constantemente apontada: sobreaquecimento. A falta de ventilação própria poderá ser o catalisador deste cenário.

MacBook Air

Este contratempo começa a notar-se quando o novo MacBook Air é submetido a tarefas mais exigentes e por longos períodos de tempo. Quando tais condições se verificam assistimos ao fenómeno do estrangulamento de desempenho.

Isto acontece quando o computador limita o seu desempenho assim que os seus componentes atingem temperaturas elevadas. Falamos de um mecanismo de segurança para a integridade dos componentes do produto.

Este cenário de estrangulamento poderia ser contornado com a inclusão de um sistema de refrigeração ativa, como acontece no MacBook Pro de 13 polegadas com M2. Aliás, esse paralelismo é feito em algumas das análises já publicadas.

A publicação The Verge tem uma opinião mais arrojada e afirma que o MacBook Pro com M2 consegue ser mais rápido que o seu irmão Air. Sobretudo em cargas de trabalho mais prolongadas como 30 minutos a correr o programa de benchmark Cinebench 23.

Em sentido contrário, também são unânimes os elogios ao novo design ostentado pelo MacBook Air. A redução nas margens do seu ecrã e a estrutura do novo portátil da Apple foram bem acolhidas por aqueles que já tiveram contacto com o produto.

Deste modo, forma-se uma opinião inicial de que o novo MacBook Air com M2 é uma opção válida para quem procura um portátil elegante. Contudo, deve-se ter em conta que o mesmo não é destinado para tarefas demasiado exigentes.

Se queres um portátil para tarefas exigentes e prolongadas, será melhor olhar para os modelos Pro oferecidos pela Apple. Em especial para os modelos com M1 Pro e M1 Max com um diferencial significativo de desempenho e presença de ventilação ativa.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.