Apple iPhone X fez aumentar a presença da empresa na Europa e China

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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O ano de 2017 terminou à poucas semanas e é portanto natural que nesta altura ainda se façam reflexões sobre o desempenho das mais variadas marcas no mercado. É do conhecimento geral o quão feroz é atualmente o mercado mobile, portanto todos os pontos percentuais são importantes para qualquer marca. Olhando em específico para a empresa de Cupertino, o seu Apple iPhone X teve um papel importante em mercados como a Europa e China.

Têm sido várias as notícias a dar conta de que os últimos modelos apresentados pela Apple ficaram um pouco aquém das expectativas em termos de vendas. Factores como os seus preços de venda podem ser tomados como justificação para este resultado menos bem conseguido por parte da empresa. Contudo, nem tudo são más notícias.

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É já um hábito da Kantar, empresa que se dedica a estudos de mercado, divulgar dados sobre o desempenho das mais variadas marcas um pouco por todo o mundo. Estes dados são particularmente interessantes para qualquer entusiasta tecnológico, por forma a medir o pulso a um mercado cada vez mais competitivo.

Tendo por base os números recentemente publicados pela Kantar, de facto a Apple viu a sua presença no mercado norte-americano e britânico, por exemplo, encolher nos últimos três meses de 2017. Mas se o novo Apple iPhone X teve um pior desempenho nestes mercados, a verdade é que foi capaz de arrecadar melhores números noutros mercado importantes.

Entre outubro e dezembro de 2017, a Apple, com o seu iPhone X, foi capaz de crescer 0.7% em cinco importantes mercados europeus, aumentando assim a sua quota neste mercado para os 24.8%. Espanha e Alemanha foram os principais impulsionadores destes resultados, onde o iOS representa já quase um quarto de todo o seu mercado mobile.

Apple iPhone X foi um dos mais vendido na Europa e China nos últimos três meses de 2017

Também do outro lado do mundo os números são animadores para Tim Cook e a sua equipa. A Apple foi igualmente capaz de crescer em países como a China, Japão e Austrália. Tudo graças aos três novos dispositivos que a empresa apresentou em setembro do ano passado.

Na realidade, o mais caro do trio, o Apple iPhone X, foi o terceiro smartphone mais vendido em todo o mundo e o mais vendido na China durante o período de incidência deste estudo. Esta tendência registou-se um pouco por todo o mundo, sendo que no seu mercado caseiro, os EUA, o iOS registou um novo máximo de 96% de aceitação.

Atendendo ainda ao mercado norte-americano, o mesmo continua a contar com uma liderança bipartida. Samsung e Apple representam agora 70.8% de todo aquele mercado. Também a Motorola e a Google viram a sua presença crescer em terras do tio Sam, com crescimentos de 0.5% e 1% respetivamente. Já a Huawei detém apenas 0.4% daquele mercado.

Mesmo com todos estes resultados alcançados pela Apple, não podemos descurar o desempenho das suas principais concorrentes. No caso da Samsung, a sua maior rival, o seu desempenho foi até superior ao registado pela empresa americana.

Samsung continua a crescer é cada vez mais líder do mercado

Segundo os dados da Kantar, a Samsung registou um crescimento de 2.2 pontos percentuais na Europa, levando a empresa a uma quota de mercado total de 31.3%. Estes dados não só a colocam acima da Apple como também da Huawei.

Uma última nota ainda para o mercado espanhol, em especial para a sua marca caseira Bq. Esta marca, que tem vindo a desenvolver um excelente trabalho, começa já a sofrer com a chegada da Xiaomi ao seu país. Foi avançado pela Kantar que a Bq viu as suas vendas descerem 3.8%, representado agora apenas 8.5% do nosso mercado vizinho.

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Carlos Oliveira
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No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.