Apple iPhone 16 Pro trará a mudança esperada para os iPhone 15 Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Durante meses acreditamos que a Apple implementasse um novo tipo de botões nos iPhone 15 Pro: os botões solid-state. No entanto, essa tese tem sido refutada ultimamente e agora ficamos a saber que a sua estreia poderá acontecer no iPhone 16 Pro.

Quem o afirma é o conceituado Mark Gurman no seu mais recente relatório. Nesse documento, Gurman confirma que a Apple arquivou a intenção de implementar botões capacitivos nos iPhone 15 Pro e moverá esses planos para 2024.

iPhone 16 Pro serão os primeiros com botões solid-state na sua lateral

Os botões várias vezes referidos como solid-state são, no fundo, botões capacitivos. Não são botões reais, mas trazem um motor de feedback que simula a sensação de tocar num botão real. Essa abordagem pode ser encontrada no botão home do iPhone 8.

Apple iPhone

Vários rumores afirmaram que essa tecnologia seria adotada nos botões seletores de volume e power dos iPhone 15 Pro. No entanto, tal como aponta Mark Gurman, a Apple mostra-se relutante nesta abordagem pela sua complexidade e custos associados.

A tecnológica americana conduziu vários testes internos para a introdução desta tecnologia ainda este ano, porém, terá desistido da ideia pelas razões mencionadas. Com efeito, transita esses planos para a geração seguinte, ou seja, para os iPhone 16 Pro.

Tal tese vem corroborar aquilo que o analista Ming-Chi Kuo referiu anteriormente. Este foi um dos primeiros a mencionar a desistência da Apple desta tecnologia para os smartphones deste ano devido a problemas técnicos que não puderam ser resolvidos antes da fase de produção em massa.

A solução passa por uma abordagem convencional e a implementação de botões físicos nas laterais dos iPhone 15 Pro. Sendo uma tecnologia já bem conhecida da Apple, não há riscos de atraso no desenvolvimento dos seus produtos e garante o seu bom funcionamento.

Ainda assim, haverá uma mudança na lateral dos iPhone 15 Pro com o desaparecimento do seletor de perfis de áudio. Este, tal como apontam os rumores, será substituído por um botão de ação programável como podemos ver no Apple Watch Ultra.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.