Apple: iPad Pro será um substituto de um computador portátil

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Segundo informações agora divulgadas, no quatro trimestre de 2023 a Apple vai lançar um novo modelo iPad Pro com 16 polegadas.

A empresa de Cupertino quer tornar o iPad num substituto de um computador portátil, dando-lhe um ecrã equivalente ao do MacBook Pro de 16 polegadas.

iPad Pro com ecrã de 16 polegadas chega no quarto trimestre de 2023

Apple iPad Pro
A Apple disponibilizou dois novos modelos do iPad Pro com 11 e 12,9 polegadas Crédito@Apple

No próximo ano, mais especificamente no quarto trimestre, a Apple vai lançar um novo modelo do iPad Pro com um ecrã de 16 polegadas. A informação chega através do site The Information que avança que o novo tablet terá um ecrã equivalente, pelo menos em tamanho, ao do MacBook Pro de 16 polegadas.

Desde há algum tempo que a Apple comercializa o seu tablet mais avançado como um bom substituto de um laptop. E, ao que tudo indica, este modelo viria consolidar essa estratégia no mercado e estaria mais direcionado para artistas gráficos e designers.

Aliás, em 2018, a Apple divulgou um vídeo em que apresentava cinco razões pelas quais o iPad Pro poderia substituir um computador portátil. As razões apresentadas foram:

1. É tão (ou mais) poderoso que um computador portátil

2. Funciona como ecrã de cinema, de edição, como livro e/ou computador.

3. Vai para todo o lado e com a ligação de comunicações móveis, conecta-se em qualquer lugar.

4. É muito fácil de utilizar

5. Funciona ainda melhor com Apple Pencil.

A reforçar este rumor estão declarações anteriores de Mark Gurman e Ross Young, habituais fontes confiáveis da Apple. Ambos avançaram que a empresa de Cupertino estaria a trabalhar num iPad com um ecrã maior. No entanto, ambos nunca avançaram com o tamanho de 16 polegadas.

Mas se a ideia é que o iPad Pro em 2023 tenha um ecrã equivalente ao do MacBook Pro, este rumor faz todo o sentido. Afinal, o portátil da Apple está disponível nos tamanhos de 14 e 16 polegadas.

Especificações iPad Pro 2022

Recentemente, a Apple lançou dois novos modelos do iPad Pro com 11 e 12,9 polegadas e com o chip M2. A variante com painel maior conta com retroiluminação mini LED, tecnologia Liquid Retina XDR, IPS, ProMotion, uma resolução de 2732x2048 pixéis e uma luminosidade XDR máxima de 1000 nits.

Já o iPad Pro de 11 polegadas está equipado com retoiluminação LED, tecnologia IPS, ProMotion, uma luminosidade SDR máxima de 600 nits e uma resolução de 2388x1668 pixéis.

Outro dos destaques dos novos modelos é a câmara frontal ultra grande angular de 12 megapixéis. Este sensor fornece um campo de visão de 122 graus e o recurso enquadramento central que permite melhor qualidade nas selfies, assim como nos vídeos para as redes sociais. A câmara TrueDepth permite ainda desbloquear o iPad Pro através do Face ID.

Mas o melhor de tudo é a funcionalidade de enquadramento central. Tudo porque, através de um processo de machine learning, a câmara aprende a adaptar-se a qualquer enquadramento numa videochamada. Também aumenta ou diminui o zoom nos momentos chave em que outras pessoas se juntam ou abandonam a chamada. Funciona com FaceTime e com outras aplicações de videoconferência.

Ambos os modelos estão já disponíveis para compra com os preços da variante de 11 polegadas a começar nos 1.079 euros e nos 1.479 euros para a versão com 12,9 polegadas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt