Huawei apresenta novo dobrável Pocket S e comunicações 5.5G 10x mais rápidas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O novo dobrável Pocket S da Huawei está já em modo pré-venda na China e chega com especificações interessantes.

Em simultâneo, a marca chinesa apresentou o novo padrão de comunicações 5.5G que se caracteriza por ser 10 vezes mais rápida que o modelo 5G. Vêm aí velocidades de 10 Gbps no download.

Comunicações 5.5G com velocidades de download na ordem dos 10 Gbps

Huawei P50 Pocket
O dobrável Huawei P50 Pocket foi lançado a 23 de dezembro de 2021 Crédito@Huawei

Durante o evento Global Mobile Forum, que decorre em Banguecoque, na Tailândia, o presidente da Huawei, Ken Hu, e David Wang, diretor executivo da marca, apresentaram o novo padrão de comunicações 5.5G. E, de acordo com as informações divulgadas, a próxima atualização de rede será significativa.

Ainda que esteja em fase de desenvolvimento, o novo padrão mostrou já ser capaz de obter velocidades de 10 Gbps nos downloads. Tudo graças a uma rede constituída por 100 mil milhões de conexões baseadas em Inteligência Artificial, explicam os responsáveis Huawei.

O diretor executivo David Wang garante que o futuro das comunicações passará por este padrão 5.5G e que agora é necessário que os fabricantes, operadoras, governos, entre outros concentrem as suas atenções e esforços em cinco áreas distintas: padrões, espectro, produtos, ecossistemas e aplicações.

Tudo porque um novo modelo de comunicações vai exigir que os governos de cada país obtenham outros padrões e espectros, assim como as operadoras. Por outro lado, vai exigir também novos equipamentos, aplicações e até ecossistemas aos fabricantes de terminais móveis e programadores.

Infelizmente, não foram avançadas datas para quando o padrão 5.5G chegará aos utilizadores finais, mas é possível que nada aconteça antes do ano de 2024.

Ainda que a Huawei esteja impedida de comercializar equipamentos 5G no mercado global, continua a participar ativamente, no seu território nacional (China), no desenvolvimento de novos padrões de comunicação.

Aliás, este Global Mobile Broadband Forum foi inclusivamente organizado pela marca chinesa em conjunto com parceiros do setor GSMA e GTI.

Novo Huawei Pocket S já disponível para pré-reserva… na China

Em simultâneo ao anúncio das comunicações 5.5G, o novo Huawei Pocket S foi colocado em pré-reserva em algumas lojas online, no mercado chinês. Mesmo já nesta fase, o novo dobrável da marca chinesa ainda não foi totalmente desvendado.

Mas sabemos que o modelo tem um design em formato de concha e que está equipado com o processador Snapdragon 778G com suporte para comunicações 4G. Recorde-se que o P50 Pocket integra o chip Snapdragon 888, igualmente com comunicações 4G.

Sabe-se também que vai exibir um ecrã OLED dobrável com uma elevada taxa de atualização de 120 Hz e que irá incluir a tecnologia de processamento de imagem XMAGE, proprietária da marca, para melhor captação de fotos. No entanto, não é conhecida a configuração ótica que o terminal integra.

De resto, sabe-se que o novo Huawei Pocket S vai estar disponível em duas variantes de 256 GB e 512 GB com um preço respetivo de 4.999 yuans (aproximadamente 690 euros) e 6.999 yuans (cerca de 970 euros).

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt