Apple fecha app Beeper Mini por questões de segurança, mas solução está a caminho

Mónica Marques
Mónica Marques
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A aplicação Beeper Mini foi lançada a 5 de dezembro, no entanto, poucos dias depois a Apple decidiu fechar a app para os equipamentos iOS. Agora, num comunicado oficial, a empresa de Cupertino esclarece que o encerramento fica a dever-se a questões relacionadas com a segurança.

Entretanto, a empresa responsável por esta aplicação garante que a solução para o iMessage regressar ao Android está já a caminho.

As explicações da Apple

Beeper Mini - fix coming soonOur fix for Beeper Mini is still in the works. It’s very close, and just a matter of a bit more time and effort.In the meantime, we have deregistered your phone numbers from iMessage so your friends can still text you. Sorry, you’re temporarily a…

— Beeper (@onbeeper) 9 de dezembro de 2023

No comunicado oficial emitido pela Apple, as razões para o encerramento da app Beeper Mini estão bem explícitas. Diz a empresa: “construímos os nossos produtos e serviços com tecnologias de privacidade e segurança líderes do setor, projetadas para dar aos utilizadores o controlo de seus dados e para manter as informações pessoais seguras”.

A declaração continua explicando que foram tomadas medidas para proteger todos os utilizadores iOS, nomeadamente o bloqueio de técnicas que “exploram credenciais falsas para obter acesso ao iMessage”, numa clara alusão à app Beeper Mini.

Diaz ainda a Apple que estas “técnicas representam riscos significativos à segurança e à privacidade do utilizador, incluindo potencial exposição de metadados e ativação de mensagens indesejadas, spam e ataques de phishing”.

O comunicado oficial da Apple termina com a promessa de que a empresa vai continuar a fazer atualizações no futuro para garantir a proteção da privacidade e segurança de todos os utilizadores iOS.

No centro da polémica está a nova forma de os utilizadores se ligarem ao iMessage da Apple. Com a app anterior da Beeper, para executar o iMessage num dispositivo Android era necessário usar um ID Apple para fazer login num Mac remoto.

Mas com a nova app Beeper mini, este intermediário é eliminado, assim como servidores de terceiros, permitindo um acesso direto ao serviço da Apple. Na prática, o Beeper Mini envia e recebe mensagens diretamente, como se o dispositivo Android fosse um iPhone.

Responsáveis da Beeper Mini garantem que já há solução

Good news. Beeper Cloud is now fully working with iMessage. We were down for less than 24 hours. The fix is rolling out and will be live for all users within 1 hour.✅ Beeper Cloud□ Beeper MiniDon't celebrate too much, let's save that for when we get Beeper Mini back up 😉 pic.twitter.com/FgDaYcVttf

— Beeper (@onbeeper) 9 de dezembro de 2023

Entretanto, os responsáveis pela app Beeper Mini já responderam ao comunicado da Apple, garantindo que a solução para o problema foi já encontrada e que está a ser disponibilizada para todos os utilizadores.

De acordo com as explicações dadas, foi removido o registo dos números de telefones dos utilizadores iOS. Tudo para que possam continuar a receber mensagens escritas, como já acontece com os utilizadores que migram de um iPhone para um dispositivo Android, mas continuam a usar o serviço iMessage.

Aguardemos então se esta solução preenche os requisitos exigidos pela Apple, no que respeita à segurança e privacidade dos seus utilizadores.

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Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt