Apple descontinua silenciosamente este equipamento, retirando-o da loja

Mónica Marques
Comentar

Agora que lançou um novo modelo Apple TV 4K, a Apple finalmente descontinuou o seu modelo básico Apple TV HD.

Depois de ter “sobrevivido” a outros novos lançamentos, o equipamento terá agora chegado ao fim da sua vida útil. Mas devido à forma silenciosa como a Apple a está a descontinuar, não está claro se a Apple TV HD ainda pode ser comprada em outras lojas online.

Apple TV HD “morre”, viva a Apple TV 4K

Apple TV 4K 2022
A Apple TV 4K 2022 está disponível para encomenda em Portugal a partir de 169 euros Crédito@Apple

No início desta semana, a Apple lançou novos produtos no mercado, nos quais está incluído um novo modelo da Apple TV 4K. Lançamento este que ditou o fim da vida útil do modelo básico Apple TV HD.

Hoje, as notícias estão a concentrar-se na forma silenciosa como a empresa de Cupertino retirou o equipamento mais antigo dos seus sites e lojas online. No entanto, ninguém consegue esclarecer se ainda é possível adquirir esta “relíquia” em outras lojas online.

Recorde-se que a Apple TV HD chegou ao mercado em 2015 e que foi o primeiro modelo a executar o sistema operativo tvOS e, consequentemente, também o primeiro a trazer a App Store com aplicações de terceiros para a Apple TV. Esta seria, aliás, uma das suas grandes novidades no momento do seu lançamento.

Outra das novidades era o facto de integrar Siri Remote que chegava com touchpad e sensores de movimento. Quando chegou a Apple TV HD estava equipada com um chip A8 (tal como o iPhone 6) emparelhado com 2 GB de memória RAM.

Apple Siri Remote
O Apple Siri Remote inclui agora uma entrada universal USB Tipo-C Crédito@Apple

Passados dois anos, a empresa de Cupertino anuncia a sua primeira Apple TV com suporte para conteúdo 4K HDR que chegava com o processador A10X Fusion aos comandos. E a Apple TV HD manteve-se à venda.

Em 2021, chega a Apple TV 4K com o processador A12 Bionic e com um Siri Remote totalmente renovado. Mais uma vez, a Apple TV HD sobreviveu, mantendo-se nas prateleiras das lojas.

Mas com a chegada da nova Apple TV 4K 2022, a história foi outra. Alguns analistas sugerem que não faz sentido a Apple manter um equipamento que tem especificações básicas a um preço dispendioso e, por isso, nada melhor do que descontinuá-lo e permitir que o novo dispositivo 4K brilhe sozinho nas lojas da marca.

A nova Apple TV 4k 2022 chega equipada com o processador A15 Bionic que, de acordo com as informações divulgadas, é de até 50% mais rápido que o chip A12. Integra também Siri Remote com uma porta de carregamento USB Tipo-C, em vez da Lightning, e apresenta duas variantes de armazenamento com 64 e 128 GB de capacidade.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt