Apple: primeiro equipamento dobrável chega em 2024, mas não é aquele que todos pensam

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O primeiro equipamento dobrável da Apple pode só chegar ao mercado no longínquo ano de 2024.

E se todos pensam que o dispositivo será um iPhone, surpresa! O primeiro dobrável, made in Cupertino, será um iPad.

iPhone dobrável? Não, um iPad dobrável em 2024

iPad Pro
A Apple acaba de lançar no mercado novos modelos do tablet iPad Pro Crédito@Apple

Ainda que a rival Samsung esteja já na quarta geração dos seus smartphones dobráveis, a Apple ainda não fez chegar ao mercado um dispositivo seu com esta característica. É do conhecimento público que a empresa de Cupertino está a trabalhar num dispositivo dobrável, mas até agora nada chegou às mãos dos utilizadores.

E os fãs do universo da maçã vão ter de esperar até ao longínquo ano de 2024 para conhecerem o primeiro equipamento “Fold” da Apple. A informação está a ser avançada pela empresa CCS Insight que tem outra surpresa para os utilizadores iOS.

Segundo Ben Wood, chefe de pesquisa da CCS Insight, o primeiro equipamento dobrável da Apple será um iPad e não um iPhone. Possivelmente, um modelo Fold do smartphone da Apple só chegará em 2025.

Apesar de tais declarações serem surpreendentes, a empresa apresenta argumentos válidos e que fazem todo o sentido na estratégia de mercado da Apple. Em primeiro lugar, um iPhone dobrável teria de ter um custo “incrivelmente caro para não canibalizar os iPhone disponíveis na altura”, explicam. Ora se um iPhone 14 Pro Max tem um custo a começar nos 1.499 euros, um dobrável teria de ter um custo a partir de (pelo menos) 2.500 euros, no modelo base.

Como segunda razão, a CCS Insight afirma que existe uma possibilidade de o primeiro equipamento dobrável da Apple apresentar alguns problemas técnicos. E, com isso em mente, a empresa de Tim Cook não vai arriscar que um produto com a relevância do iPhone esteja sujeito a uma onda de críticas ferozes.

Este segundo motivo leva-nos diretamente ao terceiro. Se a Apple não quer arriscar com o iPhone, só lhe resta outra opção: o iPad. De acordo com a CCS Insight, o tablet representa menos riscos para a empresa, além de que um iPad dobrável poderia revitalizar esta família de produtos da Apple.

Sobretudo porque a Apple poderia ser a primeira empresa a disponibilizar no mercado um tablet dobrável. O que significa que, logo à partida, poderia tornar-se líder de um novo segmento de mercado.

Claro que todas as razões apresentadas pela CCS Insight são suposições e devemos tratá-las como tal e não como informação privilegiada. Ainda assim, tudo parece fazer sentido e em 2024 poderemos estar perante o primeiro iPad dobrável.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt