Apple dá um passo gigante na acessibilidade com o controlo por olhar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple anunciou um conjunto de funcionalidades de acessibilidade que prometem melhorar a forma como interagimos com iPhones e iPads. As novidades serão lançadas ainda este ano e farão parte do iOS 18 e iPadOS 18 que vão ser revelados no próximo mês.

Controlar dispositivos com o movimento dos olhos

A grande estrela do pacote é o rastreio ocular (eye tracking). Esta é uma tecnologia que vai permitir controlar os dispositivos apenas com o movimento dos olhos. A funcionalidade, direcionada para utilizadores com deficiências físicas, estará disponível para todos.

iOS 18 will introduce Eye Tracking, which allows users to control their iPhone and iPad with their eyes. pic.twitter.com/ykxzNcijyH

— Pop Base (@PopBase) 15 de maio de 2024

O seu funcionamento baseia-se em Inteligência Artificial (IA) de última geração e não requer nenhum hardware adicional. Será necessária no início uma rápida calibração através da câmara frontal. A empresa afirma todos os dados utilizados permanecem seguros no dispositivo, para garantir a privacidade do utilizador.

Com o controlo por olhar, navegar pelos elementos de qualquer aplicação torna-se possível. Os utilizadores podem fixar o olhar sobre um elemento durante um curto período para o ativar, através do "controlo de permanência". Esta tecnologia abre um leque de possibilidades para pessoas com dificuldades motoras, já que lhes dá uma interação mais fluida e independente com os seus dispositivos.

Haptics Musical

Para os amantes de música, a Apple apresentou o Haptics Musical. É uma experiência sensorial que sincroniza batidas, texturas e vibrações delicadas com a música que estás a ouvir. O motor Taptic do iPhone promete transformar cada melodia numa experiência multissensorial.

Inicialmente vai estar disponível apenas no Apple Music. Mas o Haptics Musical estará também acessível aos programadores através de uma API, permitindo-lhes integrar a funcionalidade nas suas próprias aplicações.

Sinais de movimento do veículo

A Apple também apresentou os Sinais de Movimento do Veículo. Esta funcionalidade exibe pontos animados nas margens do ecrã, que representam as alterações no movimento do veículo. O objetivo é reduzir o enjoo de movimento, mas a Apple ainda não revelou detalhes sobre o mecanismo por trás desta tecnologia.

CarPlay aprimorado

O CarPlay, sistema de infoentretenimento para automóveis, também recebe novidades. O comando por voz permite navegar e controlar aplicações apenas com a voz, facilitando a interação durante a condução e reduzindo o risco de distrações.

O reconhecimento de som destina-se a pessoas surdas ou com dificuldades auditivas, alertando-as para sons como buzinas e sirenes. Por último, os filtros de cor serão úteis para utilizadores daltónicos, ao ajustar a paleta de cores do ecrã para uma melhor visualização.

apple carplay

As novidades anunciadas pela Apple vão chegar em breve aos equipamentos da marca, assim que as novas versões do sistema operativo ficarem disponíveis.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.