Apple: bug no iPhone 14 ativa inesperadamente Crash Detection em montanha-russa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Um bug no iPhone 14 está a ativar, de forma incorreta, o novo recurso Crash Detection que deteta quando o utilizador está envolvido num acidente automobilístico.

Em um dos episódios mais bizarros conhecidos, a nova funcionalidade da Apple confundiu um desastre com uma viagem numa montanha-russa.

Bug “confunde” funcionalidade Crash Detection da Apple

Since the iPhone 14 went on sale, the 911 dispatch center near Kings Island amusement park has received at least six phones calls saying: “The owner of this iPhone was in a severe car crash...”Except, the owner was just on a roller coaster.🆕 by me: https://t.co/hp1fHZBIf6 pic.twitter.com/i0lZPoWzGz

— Joanna Stern (@JoannaStern) 9 de outubro de 2022

Desde o lançamento da nova série iPhone 14 e do sistema operativo iOS 16 que têm surgido notícias de alguns bugs que afetam os equipamentos Apple. Como por exemplo, o caso em que os novos terminais da série 14 tremiam, sem razão aparente, quando gravavam vídeos em aplicações de terceiros, como o Instagram e o TikTok, o que, entretanto, foi resolvido com uma nova atualização.

Mas existem também histórias peculiares. De acordo com alguns relatos na rede social Twitter, um bug está a afetar a nova funcionalidade Crash Detection, levando o recurso a confundir acidente com diversão.

A história bizarra é contada por Joanna Stern, do The Wall Street Journal, que relata que os serviços de emergência já foram contactados diversas vezes, pelo novo recurso, para se dirigirem a um parque de diversões. Tudo porque a funcionalidade é inesperadamente ativada em… montanhas-russas!

De acordo com Joanna Stern, o recurso contacta as autoridades com a seguinte mensagem: "o proprietário deste iPhone sofreu um grave acidente de carro e não está a responder ao telefone. O local de emergência é Latitude 39.3411, Longitude -84.2689 com um raio de pesquisa estimado de seis metros. A mensagem será repetida em cinco segundos."

Ora, chegados ao “local de sinistro”, as autoridades de emergência constatam que o referido proprietário do iPhone está bem e a divertir-se numa montanha-russa.

Soluções temporárias para bug do Crash Detection

Pessoas em montanha-russa
Deves desativar a funcionalidade Crash Detection da Apple quando fores andar numa montanha-russa Crédito@Gabriel Valdez/Unsplash

Para já, a Apple ainda não disponibilizou uma atualização que faça o Crash Detection reconhecer uma viagem numa montanha-russa, mas existem três soluções temporárias que podem evitar o contacto com as autoridades de emergência.

A primeira, mas menos prática, é deixar em casa qualquer equipamento Apple que tenha este recurso quando surgir a oportunidade de uma viagem numa montanha-russa. Percebemos que esta solução será muito difícil de colocar em prática, sobretudo se o único smartphone que o utilizador tiver seja um iPhone.

A segunda solução é ativar o modo avião, deslizando o dedo para baixo, no lado direito do ecrã para aceder ao Centro de Controlo. Com o modo avião ativo, todas as frequências rádio serão desligadas e a funcionalidade de deteção de acidentes estará desativada.

Por fim, os utilizadores podem também navegar até ao menu Configurações, selecionar a opção SOS e desativar a opção Ligar após acidente grave.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt