Apple iPhone SE 4 chega com ecrã de 6,1 polegadas e notch em 2024

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple deu recentemente a conhecer a sua nova geração de smartphones de gama alta, os iPhone 14 em setembro último. Agora, os rumores focam-se na próxima geração de smartphones Apple de gama média, os equipamentos mais acessíveis do seu portefólio.

Em causa está quarta iteração do Apple iPhone SE, a edição especial que recupera o design e construção de modelos mais antigos, reforça-os com algumas caraterísticas avançadas, em particular o processador, colocando assim no mercado um produto mais acessível para as massas.

Apple iPhone SE 4 pode chegar na primavera de 2024

Apple iPhone X
O modelo de smartphone Apple iPhone X.

Segundo avança agora o leaker Ross Young, fonte com boa credibilidade no setor, a próxima geração de iPhone SE terá um grande salto no tamanho de ecrã.

O seu testemunho baseia-se também nas informações avançadas pela agência Display Supply Chain Consultants (DSCC).

Ao que tudo indica, este será o primeiro iPhone SE com ecrã de 6,1 polegadas. Portanto, podendo assim ter o mesmo tamanho dos atuais iPhone 14 e iPhone 14 Pro atualmente no mercado.

Segundo este relato, o próximo iPhone SE 4 terá um ecrã IPS LCD de 6,1 polegadas com resolução Retina e uma notch similar à do iPhone X no topo do ecrã. Aliás, acredita-se que este seja o "molde" que a próxima geração de telemóveis Apple acessíveis seguirá.

Quarta geração do iPhone barato seguirá o molde do Apple iPhone X

Apple iPhone X

Ainda de acordo com o testemunho de Ross Young, o formato e tamanho de ecrã estarão entre as principais novidades do próximo Apple iPhone SE (2024). Segundo Ross, esta "tela" terá desde 5,7 polegadas até 6,1 polegadas de diagonal para o painel LCD.

Mais recentemente, o leaker coloca as suas expectativas num ecrã de 6,1 polegadas, uniformizando assim os tamanhos de iPhone atualmente no mercado. Em simultâneo, é também mais um indício da vontade da Apple em deixar cair o formato "Mini".

Assim sendo, em 2024 podemos ter um iPhone SE (2024) com câmara frontal TrueDepth e sistema de reconhecimento facial 3D, o Face ID, mais uma vez uniformizando os produtos da maçã atualmente no mercado.

Não obstante, os verdadeiros conteúdos do notch para o próximo iPhone barato são ainda tema de debata. Isto é, não sabemos exatamente o que é que a Apple colocará neste segmento do produto, ainda que o sistema TrueDepth seja uma opção plausível.

A notch marcará presença nos Apple iPhone SE 4 em 2024

Upcoming iPhone SE 4 to feature 6.1-inch LCD display with notch, may launch in 2024 #iPhoneSE4❌No Face ID✅Fingerprint sensor on power button pic.twitter.com/45VRsl7xnK

— Gizinfo.com (@Gizinfo_) 10 de outubro de 2022

Em simultâneo, temos vários rumores a apontar a implementação do leitor de impressões digitais na lateral do smartphone, na direita, no seu grande botão. Porém, a tecnológica de Cupertino não dá sinais de querer recuperar uma tecnologia "antiga" como o TouchID, pelo que consideramos esta tese menos provável, não sendo porém de descartar totalmente.

Por fim, uma vez que a tecnológica de Cupertino tem reciclado o design e formato de smartphones antigos na sua gama iPhone SE, tudo aponta para a utilização, desta feita, da caixa e design dos iPhone X.

Este foi o topo de gama da tecnológica de Tim Cook lançado há cinco anos e inaugurando uma nova fase para o aspeto geral dos seus produtos.

Portanto, uma homenagem na forma da recuperação do seu aspeto geral é condigna com a política de produto da empresa norte-americana. Todos estes detalhes, porém, carecem de confirmação.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.