Apple adotará USB-C nestes produtos mais cedo do que esperado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gradual, mas inevitável, transição para a porta USB do Tipo C, imposta pelas políticas comunitárias da União Europeia, virá padronizar a forma como carregamos os nossos gadgets e smartphones. Até 2024, todos os produtos Apple devem ter feito esta migração.

A previsão é agora avançada pelo jornalista de tecnologia da agência Bloomberg, Mark Gurman, na sua newsletter PowerOn. Segundo a sua convicção, todos os acessórios para computadores Mac omo é o caso do Magic Keyboard, Magic Trackpad e Mouse também seguirão os ditames da União até ao final de 2024.

Apple terá que adotar o padrão USB-C até ao final de 2024

Apple AirPods Pro iPhone

Para continuar a vender os seus produtos no mercado interno europeu, a tecnológica norte-americana terá que ceder às imposições da União. Aprovada já sob a forma de diretiva comunitária pelo Parlamento Europeu, esta imposição forçará todos os fabricantes de dispositivos móveis e tecnológicos a adotar a porta USB-C como forma padrão de carregamento até ao final do supracitado ano.

Gurman afirma que a Apple contava já com esta imposição legal, pelo que já está preparada para uma gradual transição. Vertida na sua newsletter, o jornalista acredita que a empresa da maçã cumprirá com os requisitos legais locais para poder prosseguir com as suas operações comerciais.

Ademais, Gurman acredita que a Apple deve antecipar-se ao término do prazo imposto pela União. Assim, já em 2024 deveremos ter a maioria dos seus produtos tecnológicos - do Apple iPhone 15 a todos os iPad - com a porta USB do Tipo C presente.

Acessórios para Mac entre os últimos a deixar cair a porta Lightning

Apple iPHone

Gurman abre uma exceção para um possível Apple iPhone SE 4, a chegar possivelmente na primavera de 2024 ainda com a porta Lightning. Tal possibilidade não viria ferir as imposições comunitárias desde que o produto chegasse ao mercado antes do final de 2024, tal como mandam as diretivas.

Porém, a maioria dos acessórios para Mac terá já esta nova porta presente em 2023 e, o mais tardar, até meados de 2024. Portanto, desde o teclado Magic Keyboard, o Magic Trackpad e o rato Magic Mouse já devem trazer esta nova porta no próximo ano.

"Nos próximos 5 anos o iPhone deve abandonar todos os cabos", aponta Gurman

Power On: Apple’s move to USB-C is just a stopgap until its wireless future. Also: thoughts on Google’s latest Pixel devices, more on the iPad Pro and Stage Manager and another Apple Car departure https://t.co/UjyUw5jb2n

— Mark Gurman (@markgurman) 9 de outubro de 2022

Por fim, o jornalista acredita que a era do USB-C nos dispositivos Apple será relativamente curta. Segundo Gurman, o futuro da Apple passará pelo wireless, pela ausência total de cabos de ligação e padrões convencionais para carregamento e transferência de dados.

Porém, no futuro próximo, a tecnológica de Cupertino cumprirá com a legislação local e, desse modo, acatará as diretivas europeias aprovadas recentemente pelo Parlamento Europeu.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.