A AnTuTu é uma das mais conceituadas plataformas de benckmarks no setor dos smartphones e outros produtos eletrónicos. Agora, a empresa aventura-se num novo segmento que poucos poderiam antecipar: os carros elétricos.
Com esta notícia, os potenciais compradores de veículos elétricos terão um novo barómetro para avaliar qual será a compra ideal para si. A acompanhar a novidade, a AnTuTu revelou ainda o seu primeiro ranking.
AnTuTu irá avaliar os sistemas de informação e entretenimento dos carros elétricos
Antes de olharmos para a primeira tabela da AnTuTu versão carros elétricos, importa esclarecer como ela foi compilada. O objeto de avaliação deste novo benchmark não passa pelo motor ou autonomia do carro, mas sim pelo seu sistema de informação e entretenimento.
Tal como acontece nos smartphones, a AnTuTu colocará à prova o processador, RAM e memória empregue nos veículos elétricos. Finalizado o mês de maio, eis que chega a primeira tabela de sempre desta plataforma para veículos elétricos.
No primeiro lugar encontra-se o Zeekr 007 com uma pontuação de 1,07 milhões de pontos. A construtora chinesa conta com o melhor sistema de informação e entretenimento do mercado, segundo a conceituada plataforma AnTuTu.
O segundo posto é ocupado pelo Xpeng X9 com 965 631 pontos. Já a terceira posição é ocupada pelo Mercedes EQE com um total de 963 130 pontos.
Estes modelos contam com um processador Qualcomm Snapdragon 8295 especialmente concebido para o mercado dos carros elétricos. Este SoC está igualmente presente no Xiaomi SU7 que, ainda assim, revelou ter um desempenho inferior aos três primeiros.
Não obstante, o primeiro carro da Xiaomi ocupa o quarto posto graças aos seus 957 833 pontos. Tal como sucede nos smartphones, este é um indicador de que não basta ter o mesmo hardware para alcançar resultados semelhantes na AnTuTu.
Como irá a AnTuTu influenciar o mercado dos carros elétricos?
A realidade é que ainda é muito cedo para responder a esta questão. Até agora, o mercado analisava os carros elétricos de forma semelhante aos carros a combustão, ou seja, pelo seu motor, aceleração ou autonomia.
O software tem-se revelado um pormenor relevante no mercado dos carros elétricos e a AnTuTu quis aproveitar esse cenário. Resta agora saber se os condutores darão importância semelhante a estes pormenores tal como vemos no mercado dos smartphones.