Android Oreo 8.1 para o Xiaomi Redmi Note 4 - Como Instalar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.
Xiaomi Redmi Note 4 Android Oreo
Com esta ROM podes dar nova vida e trazer as melhores novidades para o teu dispositivo da tecnológica chinesa

Depois de termos ficado aqui a saber que o Xiaomi Redmi Note 4 não terá um sucessor direto. Em vez disso terás o Redmi 5 Plus à tua disposição. Algo que pode deixar alguns fãs da marca um pouco tristes. Isto porque o Note 4 era um modelos mais populares. De qualquer forma, a marca continua a dar várias opções para quem quiser um dos seus dispositivos de entrada e acredito que o Redmi 5 Plus seja um bom candidato. Contudo, se quiseres manter o teu Xiaomi Redmi Note 4 atualizado, esta nova ROM baseada no Android Oreo 8.1 é para ti!

Vê ainda: 12 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

A Xiaomi só há bem pouco tempo é que começou a atualizar os seus dispositivos com a nova versão da sua interface, a MIUI 9. Contudo, esta baseia-se ainda no Android Nougat, a 7ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis e não na nova versão. O Android Oreo 8.0 (e mais recentemente o Oreo 8.1), que foi apresentada e disponibilizada para todas as construtoras no passado dia 21 de agosto.

Android oreo 8.1 para o Xiaomi Redmi Note 4

Posto isto, se tens um smartphone desta marca então terás que esperar um bom bocado até poder usufruir do Android Oreo 8.1. Mais concretamente até meados de 2018.

Aqui a única excepção será o Mi MIX 2 e provavelmente o Mi 6. Ambos os dispositivos já estão a testar o Android Oreo, ainda numa versão beta da MIUI 9 para a qual foi transplantada a nova versão do sistema operativo da Google. Todos os demais equipamentos terão que esperar.

Agora, para todos os leitores que tenham um Xiaomi Redmi Note 4 temos boas notícias. Apesar de não ser uma distribuição oficial, uma ROM oficial preparada pela própria marca, temos aqui uma ROM que se baseia no Android Oreo 8.1. Esta recente versão do OS foi disponibilizada recentemente, no início deste mês, tal como podem ver aqui, na 4gnews.

As novidades deste Android Oreo 8.1 incluem:

  • A “Neural Networks API (NNAPI)” ou API da rede neural. Providenciará às aplicações a aceleração de harware (componentes físicos) necessária para uma eficaz aprendizagem dos mecanismos de inteligência artificial. Trata-se da machine learning, incluída nos nossos smartphones.
  • As aplicações poderão agora lançar apenas um alerta de notificação, um som de notificação por segundo.
  • O Android Oro 8.1 (API level 27) adiciona duas novas funcionalidades, duas novas constantes ou padrões de adaptação do sistema operativo às características de hardware do dispositivo em si.
  • Temos várias melhorias para os mecanismos (frameworks) de preenchimento automático
  • Podes agora controlar e vigiar os relatórios enviados pela Apps (aplicações) para o mecanismo de Navegação Segura da Google, o Safe Browsing.

Trata-se de uma nova ROM personalizada, uma Custom ROM baseada no Android Oreo 8.1. Foi desenvolvida pelo programador Adesh15 da comunidade de programadores independentes, a XDA-Developers. Esta nova ROM já inclui o mais recente patch de segurança da Google à data deste artigo, o patch de dezembro.

Conta ainda com os papéis de parede, o novo launcher e várias outras novidades do Android Oreo 8.1. Tudo isto pode agora ser uma realidade para o teu Xiaomi Redmi Note 4. No geral, será uma grande mais valia para este smartphone modesto no preço mas grande no valor.

Chama-se Pixel Experience e trará o Android Oreo 8.1 a este Xiaomi Redmi Note 4

Note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deverá ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android. Caso não sigas este guia passo a passo, então poderás ter o teu smartphone brickado.

A 4gnews não se pode responsabilizar por qualquer dano. Reparável ou não, que o leitor possa fazer caso não siga estas instruções à risca. Feito o aviso, procede com precaução. Vamos então!

Como instalar o Android Oreo no teu Xiaomi Redmi Note 4:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros AOSP-8.1.0 (ZIP) para a memória interna do Xiaomi Redmi Note 4
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Xiaomi Redmi Note 4 – desta forma entrarás no modo Recovery
  4. Agora, no menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo AOSP ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone
  9. O Android Oreo 8.1 estará instalado. O primeiro boot pode demorar algum tempo

Arquivos / ficheiros necessários – Android Oreo 8.1 AOSP ROM e a TWRP

Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs. Tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros. Aliás, a ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional. Isto julgando pelos comentários e feed-back do público. Mesmo assim, poderás encontrar alguns erros.

Qualquer dúvida fica livre para nos deixares as tuas questões abaixo, na seção dedicada aos comentários. Espero que todo o processo corra bem mas lembra-te de seguir cada passo com atenção.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.