Android N: Fica a conhecer 5 novas funcionalidades

Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Já tínhamos anunciado aqui, a chegada da preview da próxima versão do sistema operativo da Google, o Android N. Na altura, o Carlos Oliveira dava-nos a conhecer duas novas funcionalidades desta versão, o modo multi-window e a nova barra de notificações.

Mas as novidades não ficaram por ai, e são estas as 5 novas funcionalidades que vos apresentamos:

Gestão de bateria

Um dos principais problemas hoje em dia no mundo dos smartphones é a autonomia dos dispositivos, que depende não só do hardware do dispositivo mas também do sistema operativo.

A Google ouviu as preces dos utilizadores do 5% de bateria no final do dia e já na versão anterior (Android Marshmallow) foi introduzido o Doze, que permitia ao utilizador ativar um modo profundo de poupança de bateria (reduzindo funcionalidades). Com o Android N basta que o smartphone entre em stand-by para a poupança de energia ser ativada.

Consumo de dados móveis

Outro dos desafios que não só a Google mas também os desenvolvedores para a plataforma Android enfrentam é a gestão de dados móveis. A pensar nisso a versão N traz uma funcionalidade que restringe o download de imagens, videos e páginas web de tamanho considerável e que afectam significativamente o uso de dados móveis. Trata-se mais uma vez de uma opção que o utilizador pode optar por ativar ou ignorar.

Resposta através das notificações

Quem nunca recebeu uma mensagem mas estava a ver um video no Youtube e tinha de o parar e trocar de aplicação para responder? Bom, a partir desta versão isso vai deixar de acontecer, chegaram as respostas através das notificações!

De momento só a aplicação Hangouts suporta esta funcionalidade mas como está presente na API do Android, aplicações como Facebook e WhatsApp poderão vir a implementar esta novidade!

Instalação sem root ou flash

Um dos riscos que um utilizador que queira experimentar uma versão de um sistema operativo Android corre é poder ficar com o dispositivo inoperacional aquando do flash de uma rom, e isso pode até acontecer com versões oficiais, mas mais uma vez, Google ao salvamento! A nova versão Android N pode ser descarregada e instalada directamente do teu smartphone!

Vê também: LG Nexus 5X : Review/Análise em Português

Menu de Definições

É provavelmente a aplicação do sistema que sofreu mais alterações nesta actualização. Por serem tantas, vamos tentar destacar apenas algumas:

  • O menu de definições foi redesenhado
  • Foram adicionados detalhes a cada opções do menu
  • Adicionada secção de sugestões no topo do menu

Por agora foi o que conseguimos descobrir, mas é quase certo que com o tempo e uso serão descobertas mais novidades... e tu, já tiveste oportunidade de testar esta nova versão do Android?

Talvez queiras ver:

  • Tudo o que sabemos sobre o Apple iPhone SE
  • Muda de cara e mais! 5 aplicativos grátis Android /iOS #16
  • Mediatek quer ombrear com a Qualcomm com o próximo Helio X30