Android: atualizem de imediato a app do Google Chrome!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os utilizadores de tablets e / ou smartphones Android devem atualizar logo que possível a aplicação Google Chrome, o navegador da tecnológica de Mountain View. Em causa está uma vulnerabilidade de segurança algo grave, já corrigida na versão mais recente.

A falha de segurança foi prontamente reconhecida pela gigante norte-americana e disponibilizada uma correção urgente. Desse modo, para que o patch já disponível seja aplicado no navegador para dispositivos móveis urge atualizar logo que possível a aplicação móvel.

Atualizem já o Google Chrome para dispositivos Android

Google Chrome Android

Podem fazê-lo de forma simples através da Google Play Store, nesta ligação. Alternativamente, a partir do tablet e / ou smartphone, acedam à app Play Store, toquem na imagem de conta no canto superior direito e, em seguida, na opção Gerir apps e dispositivos. A atualização aparecerá de imediato, bastando tocar, por fim, no botão "Atualizar".

Importa frisar que a Google classificou esta falha de segurança, ou vulnerabilidade como de alto risco. Isto deve-se ao facto de a brecha de segurança permitir, possivelmente, a um terceiro com más intenções controlar o dispositivo móvel remotamente.

Google Chrome WebRTC Zero-Day Faces Active Exploitation: The heap buffer-overflow issue in Chrome for Android could be used for DoS, code execution, and more. #Cybersecurity #InfoSec pic.twitter.com/o2QQMgw21G

— Spyware 📢 Daily (@SpywareSpeaks) 5 de julho de 2022

O exploit atual pode ser assim colmatado ao atualizar o Chrome nos dispositivos Android para a versão 103.0.5060.71 da app. Os utilizadores podem verificar qual é a versão da app atualmente instalada no smartphone ao aceder às Definições - Apps - Ver todas as apps - Google Chrome. Aí, no menu da aplicação será indica a versão da aplicação instalada.

Atualização importante já disponível via Google Play Store

Google Chrome

O Google Chrome ganha assim uma atualização "Zero-day" para corrigir uma falha de segurança explorada em ataques. Mais concretamente temos a falha CVE-2022-2294, sendo, portanto, uma CVE (Common Vulnerabilities and Exposures).

A propósito, de acordo com a Google, um ataque visando a CVE-2022-2294 existe, algures. Portanto, o mais aconselhável é verificar a existência de uma atualização já disponível via Google Play Store. Assim, logo que possível, devem instalar a mesma.

Note-se que o navegador Google Chrome e respetiva app não pode ser removido dos smartphones Android, pelo que mesmo que não o usem, a falha pode estar presente e comprometer a segurança de todo o dispositivo móvel.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.