Nothing Phone 1: smartphone promete surpreender também no software

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Nothing vai apresentar o seu primeiro smartphone Android no início da próxima semana. Mais concretamente, a 12 de julho com evento dedicado ao novo telemóvel e possivelmente aos novos gadgets que o acompanharão. Entretanto, temos mais novidades sobre o dispositivo móvel e o respetivo software que o pode integrar.

Em causa está o projeto de sistema operativo / interface Ambiente OS desenvolvida por outra promissora fabricante que acabaria por não singrar no mercado, a Essential. Esta foi, com efeito, a empresa de Andy Rubin, apelidado de "pai do Android", que chegou a anunciar um smartphone Android com venda livre, o Essential Phone (1) a 30 de maio de 2017.

Ambient OS da Essential é agora propriedade registada da Nothing

Agora, o Ambiente OS desenvolvido pela Essential (empresa adquirida pela Nothing), passa a pertencer exclusivamente à firma de Carl Pei. A partir daqui, com o registo da marca Ambient OS como pertencente à jovem empresa do co-fundador da OnePlus, podemos ver um reforço do software a marcar presença no seu primeiro smartphone, o Nothing Phone (1).

As informações foram avançadas primeiramente pelo leaker Mukul Sharma através do seu perfil de Twitter @stufflistings. Importa ainda frisar que este registo de marca é válido na União Europeia, mercado crucial para a Nothing, pelo menos nesta primeira fase da empresa tecnológica.

Mais concretamente, a marca Ambient OS foi registada junto do European Union Intellectual Property Office (EUIPO) pela Nothing, a sua nova e legítima detentora.

O Nothing Phone (1) terá ecrã com alta taxa de atualização a 120 Hz

Atualmente a tecnológica de Carl Pei ultima os preparativos para a apresentação do seu primeiro smartphone. Aliás, acima podemos ver uma das últimas confirmações para o Nothing Phone (1), a taxa de atualização adaptável até 120 Hz. Desse modo, teremos mais fluidez na apresentação dos conteúdos e uma melhor preservação da energia, contribuindo para a autonomia de bateria.

Esta integração do software previamente desenvolvido pela Essential sinaliza o interesse da Nothing em desenvolver o seu próprio ecossistema de produtos IoT. De momento a empresa dispõe de auriculares Bluetooth TWS que poderão ser atualizados durante o próximo evento de apresentação.

Ambient OS será a base para o ecossistema IoT da Nothing

Todavia, torna-se assim razoável esperar novos gadgets e produtos inteligentes da Nothing a ir muito além dos smartphones. Acreditamos que a empresa venha a desenvolver novos equipamentos IoT para o lar, muito à semelhança da Google Nest, ou do ecossistema de produtos Amazon Echo.

Por fim, segundo uma publicação especializada em automação e smart home, o Ambient OS é uma plataforma "IFTT em esteroides", pelo que as suas possibilidade ainda nos poderão surpreender.

Até lá, temos também a confirmação do lançamento (e oferta a alguns consumidores) dos NFT's da própria Nothing.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12 Lite: smartphone acessível tem confirmação oficial
  • Xiaomi POCO F4 5G já disponível para compra ao melhor preço (tempo limitado)
  • Ikea Symfonisk: a prateleira que vai carregar todos os teus gadgets
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.