Android 14 chega em primeiro a estes Samsung Galaxy com a One UI 6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung trabalha atualmente na sua interface de utilizador de próxima geração, a One UI 6 que revestirá todos os principais aspetos do sistema operativo Android 14 da Google. Esta é a próxima grande atualização, em desenvolvimento desde o início do ano e apresentada formalmente em agosto de 2023 na sua versão AOSP.

Desde então a tecnológica sul-coreana começou também a usar esta mesma compilação AOSP para construir a sua próxima One UI, a 6.ª iteração da skin que veio substituir a TouchWiz. A propósito, temos já algumas unidades dos Galaxy S23 a testar as compilações prévias, as versões beta há já algumas semanas.

Android 14 chega aos smartphones Samsung através da One UI 6

Samsung Galaxy One UI 6

Em todo o caso, certo é que a gama de smartphones Samsung Galaxy S23 está na linha da frente para receber esta importante atualização de sistema. Porém, está longe de ser a única a receber a One UI 6 ao longo deste ano, prolongando-se a distribuição até ao início do próximo ano de 2024.

Mais concretamente, a Samsung atualizará a gama Galaxy S23 com a nova One UI 6 logo após o término da sua conferência anual de programadores, a SDC 2023. Aí será formalmente apresentada a nova versão da UI para os smartphones da marca.

O evento terá lugar em outubro, estando previsto o início da distribuição desta atualização de sistema nesse mesmo mês. Entretanto, teremos mais versões de testes beta para testar as novidades, em vários modelos.

Gama Galaxy S23 na linha da frente para receber a One UI 6

Samsung Galaxy One UI 6

Estes são alguns dos primeiros modelos de smartphones Samsung a receber a atualização:

  • Samsung Galaxy S23
  • Galaxy S23 Plus
  • Galaxy S23 Ultra
  • Galaxy S22, S22 Plus and S22 Ultra
  • Galaxy S21, S21 Plus e Galaxy S21 Ultra (possivelmente)
  • Samsung Galaxy Z Fold 5 e Z Flip5
  • Galaxy Z Fold4 e Z Flip4

Importa frisar que esta lista deverá aumentar consideravelmente com o passar do tempo e sobretudo à medida que nos aproximarmos de outubro. Há, porém, muito trabalho ainda a ser feito segundo avança a publicação Sammy Fans.

Até lá, contudo, estes são alguns dos modelos de topo que deverão receber em primeiro lugar as novidades atualmente em desenvolvimento. Aliás, a próxima versão de testes (Beta 2) deve começar agora a ser disponibilizada.

Based on a community post on Samsung Members, it looks like Samsung will start expanding the One UI 6 Beta program on August 31 in China and probably some other regions too.And it is reported that the One UI 6 Beta 2 will be released on the same date, which is tomorrow. pic.twitter.com/xibEbr9hAg

— Alvin (@sondesix) 30 de agosto de 2023

Importa também frisar que para os seus smartphones dobráveis e telefones da linha Galaxy S a atenção da marca é sempre indivisa e mais focada. Não quer isto dizer, contudo, que os demais modelos não serão atualizados, muito pelo contrário aliás.

Samsung é uma das melhores marcas no suporte de software Android

Samsung Galaxy One UI 6

Atualmente a Samsung é uma das fabricantes com melhor política de atualizações e suporte oficial para os seus produtos, algo que se deverá manter com a nova iteração desta plataforma já bem trabalhada e conhecida dos utilizadores.

Para todos os utilizadores com um dos modelos da marca acima citados é agora uma questão de esperar um pouco mais. Os vossos dispositivos móveis serão atualizados.

Aliás, o mesmo se aplicando aos modelos mais modestos da gama Galaxy A, ainda que devem demorar mais a receber esta mesma atualização para a One UI 6. Agora é uma questão de tempo até que as novas compilações estão prontas.

Sorry, everyone, the One UI 6 beta2 animation is still very crude,There is still no wallpaper scaling animation effect, which is very rigid and not as vivid as the animation of One UI 5.1. and my previous news was wrong. You need to step up your suggestion on Samsung and make it… pic.twitter.com/aq7qW3Vr6P

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) 30 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.