Altice Labs é a empresa portuguesa mais distinguida pelo Radar de Inovação da Comissão Europeia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Altice Labs é o quartel-general de inovação do Grupo Altice, detentor da operadora MEO. É também a empresa portuguesa com maior número de tecnologias inovadoras distinguidas pelo Innovation Radar (Radar de Inovação) da Comissão Europeia. A distinção foi feita no âmbito do programa Horizon 2020 (2014-2020).

Em causa estão diversas inovações conseguidas pela Altice Labs nos projetos em consórcio de que participou. Mais concretamente, são 20 as inovações já reconhecidas pela Comissão Europeia, no âmbito desta iniciativa que visa destacar projetos inovadores.

Os Altice Labs são um vetor de inovação para a Altice Portugal

Recordamos que a iniciativa europeia tem como objetivo a identificação de inovações e projetos inovadores com maior potencial disruptivo e alta maturidade tecnológica em projetos de pesquisa e inovação financiados pela EU.

As 20 inovações distribuem-se entre três áreas: Redes Seguras e Computação, Sociedade Inteligente e Sustentável e Tecnologia Profunda, tendo sido desenvolvidas no seio de 12 projetos diferentes.

Por exemplo, com a tecnologia “Fiber Extender Linecard for OLT System Uplink” teremos velocidades de terabits por segundo, na futura geração de redes 6G.

Esta mesma inovação foi publicada recentemente no Radar de Inovação, a Altice Labs. Desse modo, alcançando a marca das 20 referências de tecnologias e soluções com maior potencial disruptivo e inovador. Na prática, tornando-se a empresa portuguesa com o maior número de distinções pela Comissão Europeia.

Inovações que poderão beneficiar os clientes da operadora MEO

Este é mais um reconhecimento dado, entre já outros tantos recebidos, ao principal motor de inovação, investigação e desenvolvimento do Grupo Altice. A operadora nacional, MEO, inclui-se neste grupo empresarial.

A Altice Labs representa o meio e o instrumento da inovação e do empreendedorismo. É uma prova da capacidade da engenharia portuguesa e da aposta da Altice em Portugal onde decidiu localizar o seu Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

É também o afirmar de aposta clara do sucesso e do crescimento da Empresa.

O Radar de Inovação da Comissão Europeia é uma plataforma que publica e destaca por país e entidade, as tecnologias inovadoras desenvolvidas nos programas quadro de incentivo e apoio à inovação da União Europeia.

As 20 inovações da Altice destacadas pela Comissão Europeia

  1. Plug & Play Control Framework for providing control and customization to end-to-end slice instances (Projeto SLICENET).
  2. Fiber extender linecard for OLT system uplink (Projeto TERRANOVA)
  3. Network slicing mechanism for Multi-PoP NFV orchestration environments (Projeto 5GTANGO)
  4. Validation and Verification (V&V) of network services as a key element for a full DevOps approach in NFV environments (Projeto 5GTANGO)
  5. IPTV Recommender with Flink (Projeto STREAMLINE)
  6. Autonomic management framework with tactical action and predictive capabilities (Projeto SELFNET)
  7. Monitoring and Analyser Module for guranteed network KPIs (Projeto SELFNET)
  8. Multi-tenant aware monitoring of virtual-/physical infrastructures (Projeto SELFNET)
  9. Self-Healing module for programmable networks (Projeto SELFNET)
  10. Flexible open-source service platform for Network functions virtualization (NFV) (Projeto SONATA)
  11. A framework for building a global real-time decentralised communication infrastructure for peer-to-peer service Interoperability (Projeto RETHINK)
  12. Innovative Management and Orchestration framework for NFV services (Projeto TNOVA)
  13. "Network App" Development Toolkit (Projeto T-NOVA)
  14. Application and API marketplace as a service (Pojeto MO-BIZZ)
  15. Sticky Policies Access Control and Encryption (Projeto SMARTIE)
  16. "Network App" Development Toolkit (Projeto T-NOVA)
  17. Marketplace for cloud applications and their APIs (Pojeto MO-BIZZ)
  18. Evolved Node B: convergence of ultra-high speed broadband services to provide Gigabit and +100Mbps to residential and corporate users (Projeto SODALES)
  19. Real-time WebRTC Data Channe (Projeto IoT.est)
  20. Business Cockpits (Projeto BESOS)

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony revela o novo comando VR para a PlayStation 5
  • Xiaomi: 3 smartphones Redmi em promoção na Amazon com envio para Portugal
  • PS5 e PS4: Março com excelentes descontos em jogos como FIFA 21 na PS Store
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.