Alemanha junta-se ao coro de alarmismo relativo às redes 5G da Huawei

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os serviços de inteligência alemães (BND) declararam recentemente os seus receios face às redes 5G da Huawei. Para esta entidade, a tecnológica chinesa não é digna de confiança e, por conseguinte, não deverá fazer parte das redes de telecomunicações alemãs.

A fundamentar este parecer estão "incidentes de relevância tecnológica" do passado que envolvem a Huawei. Perante um conselho de legisladores, também o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha declarou a sua desconfiança na empresa chinesa. Tudo tendo por base as recentes alegações de que a Huawei estará, em segredo, a colaborar com o governo de Pequim.

Este tipo de declarações já não é novidade para a empresa chinesa. Recentemente, países como a Noruega ou Dinamarca expressaram desconfianças semelhantes. Agora, é a maior potência europeia quem se junta ao coro de desconfiança sobre as redes 5G da Huawei.

Huawei está também na lista negra da Alemanha para as redes 5G

O cerne da questão está no receio de que a Huawei esteja a incorporar backdoors nas suas redes 5G. Por conseguinte, estes estariam a ser utilizados pelo governo chinês para espiar outros países. Cenário que a tecnológica já veio refutar por mais do que uma vez.

Toda esta polémica ganhou novo relevo com a administração Trump. Foi o atual presidente dos EUA quem manifestou a sua desconfiança sobre este alegado esquema de espionagem. Como seria de esperar, também os seus aliados foram aconselhados a afastarem-se destas redes.

Em resultado, a Huawei já processou legalmente o governo norte-americano por falsas alegações. A queixa foi motivada pela proibição de utilização das infraestruturas da chinesa, bem como pela ameaça ao bom nome da empresa.

Importa notar que a Huawei é uma das principais empresas mundiais no que ao 5G diz respeito. Serão vários os potenciais clientes da chinesa para esta tecnologia. Contudo, a crescente onda de desconfiança gerada em torno deste assunto poderá implicar a não adoção generalizada deste tipo de infraestruturas. Algo que a Huawei tem vindo a combater com afinco.

Editores 4gnews recomendam:

  • Ícones de apps na Google Play Store vão sofrer mudanças permanentes
  • Até o modesto Nokia 3.1 recebeu o Android Pie!
  • Samsung Galaxy A2 Core será o segundo Android Go da fabricante

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.