project-valley

Lembro-me perfeitamente quando, em 2013, na CES, vi imagens dos vários concept phones da Samsung com ecrãs dobráveis a circular pela Internet, ecrãs com pouca mais espessura que uma folha de papel, completamente flexíveis e com uma imagem espetacular. Depois de apresentarem a nova tecnologia, a Samsung apresentou ao público, com alguns vídeos, o que pretendiam fazer com esses ecrãs flexíveis no futuro e essa “visão” incluía um smartphone que se desdobrava num tablet e até um tablet cujo ecrã enrolava e transformava-se num simples paralelepípedo.

É claro que esta “visão” é isso mesmo, uma visão para o futuro, mas a verdade é que a tecnologia mais importante, que é mesmo o próprio ecrã dobrável, estava ali, à nossa frente, a funcionar perfeitamente. Foi também na CES de 2013 que vimos pela primeira vez a, agora tão conhecida, Edge que apareceu como uma curva no ecrã do smartphone que estava no bolso de Brian Berkeley, executivo da Samsung na altura, durante a apresentação.

   

Relacionado: Samsung poderá apresentar o primeiro smartphone dobrável em Janeiro 

Nesta última semana já ouvimos falar da Samsung estar a pensar lançar o primeiro smartphone dobrável produzido em massa, já no início do próximo ano e também vimos alguns documentos que indicam que a Samsung patentou um chamado”Turtle Glass”, que poderá tratar-se realmente de um revestimento de proteção ecrãs flexíveis, o que de certa forma corrobora a questão do smartphone dobrável.

lg-g-flex2-1

Relacionado: Samsung patenteia “Turtle Glass” será este o revestimento dos ecrãs flexíveis?

Todavia a Samsung não é única pioneira nesta tecnologia, a LG também já nos mostrou os seus vários protótipos de ecrãs dobráveis e até tem no mercado o LG G Flex 1 e 2. O LG G Flex é um smatphone equipado com um ecrã curvo, cujo chassi tem a mesma curvatura do ecrã, e, como o nome indica, é flexível ou seja, ao se aplicar força, todo o smartphone dobra até se tornar plano, quando deixamos de aplicar força, o Flex volta a sua forma curva normal e em todo este processo nenhum componente interno é danificado, dito isto acho que já tínhamos aqui o primeiro smartphone dobrável.

O primeiro LG G Flex foi lançado em 2013 e podemos dizer que este é que foi o primeiro smartphone dobrável produzido em massa. Mas, alguns graus “de dobra” não são realmente o que a Samsung está a desenvolver neste momento, aliás tudo indica que o no início do próximo ano vejamos realmente um smartphone muito próximo das visões apresentadas na CES em 2013.

samsung turtle g

Talvez queiras ver:

Membro do 4GNews há já 1 ano e estudante no 12º ano. Se bem me lembro , comecei a interessar-me por smartphones e outras coisas desde o momento que consegui perceber do que realmente se tratavam! Tive imensa sorte e encontrei este site, mandei um email e aqui estou a escrever para a 4GNews - um site originalmente PORTUGUÊS.