A Samsung já vem atrasada com o seu smartphone dobrável, a LG já lançou um há 2 anos

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 2 min.

Lembro-me perfeitamente quando, em 2013, na CES, vi imagens dos vários concept phones da Samsung com ecrãs dobráveis a circular pela Internet, ecrãs com pouca mais espessura que uma folha de papel, completamente flexíveis e com uma imagem espetacular. Depois de apresentarem a nova tecnologia, a Samsung apresentou ao público, com alguns vídeos, o que pretendiam fazer com esses ecrãs flexíveis no futuro e essa "visão" incluía um smartphone que se desdobrava num tablet e até um tablet cujo ecrã enrolava e transformava-se num simples paralelepípedo.

É claro que esta "visão" é isso mesmo, uma visão para o futuro, mas a verdade é que a tecnologia mais importante, que é mesmo o próprio ecrã dobrável, estava ali, à nossa frente, a funcionar perfeitamente. Foi também na CES de 2013 que vimos pela primeira vez a, agora tão conhecida, Edge que apareceu como uma curva no ecrã do smartphone que estava no bolso de Brian Berkeley, executivo da Samsung na altura, durante a apresentação.

Relacionado:Samsung patenteia "Turtle Glass" será este o revestimento dos ecrãs flexíveis?

Todavia a Samsung não é única pioneira nesta tecnologia, a LG também já nos mostrou os seus vários protótipos de ecrãs dobráveis e até tem no mercado o LG G Flex 1 e 2. O LG G Flex é um smatphone equipado com um ecrã curvo, cujo chassi tem a mesma curvatura do ecrã, e, como o nome indica, é flexível ou seja, ao se aplicar força, todo o smartphone dobra até se tornar plano, quando deixamos de aplicar força, o Flex volta a sua forma curva normal e em todo este processo nenhum componente interno é danificado, dito isto acho que já tínhamos aqui o primeiro smartphone dobrável.

O primeiro LG G Flex foi lançado em 2013 e podemos dizer que este é que foi o primeiro smartphone dobrável produzido em massa. Mas, alguns graus "de dobra" não são realmente o que a Samsung está a desenvolver neste momento, aliás tudo indica que o no início do próximo ano vejamos realmente um smartphone muito próximo das visões apresentadas na CES em 2013.

Talvez queiras ver:

  • A LG vai começar a fabricar ecrãs dobráveis para uma empresa "mistério" para competir com a Samsung e a Apple
  • Alcatel One Touch Idol 3 - Review / Análise em Português
  • A Google oficializou a apresentação de dia 29 de Setembro, Nexus 5X e Nexus 6P podem vir a caminho