6 Fatores a ter em conta na mudança de Android para iPhone

Mónica Marques
Comentar

Segundo a Apple, nos últimos tempos vários utilizadores de Android mudaram de sistema operativo para o universo iOS.

Mas se estás a pensar em aumentar as fileiras do sistema operativo da Apple, deves ter em conta seis fatores cruciais. De seguida, explicamos-te cada um dos pontos a que deverás estar atento.

1. Transferência de dados

Quando um utilizador muda de um equipamento Android para um dispositivo Apple, uma das grandes preocupações está relacionada com a transferência de dados. No entanto, não há aqui nenhum motivo para ficares preocupado.

A Apple permite que transfiras todos os dados que tens armazenados no teu Android para o sistema operativo iOS que vais adotar, desde contas de e-mail até aplicações, passando ainda por contactos e ficheiros multimédia.

2. Backup do WhatsApp

Todos os utilizadores reccorem diariamente à aplicação WhatsApp, seja por motivos de trabalho ou com os amigos e família. Obviamente que na mudança de sistema operativo seria importante assegurar que o backup das conversas em equipamento Android são passadas para iOS, sem perda de informação.

Mas infelizmente tal não é possível. Mudar de Android para o universo iOS vai resultar na perda de todas as conversas que foram mantidas no dispositivo com sistema operativo da Google. No entanto, visto que este será um fator que pode ser visto como crucial, é possível que em breve a situação sofra uma alteração benéfica para os utilizadores.

3. Aplicações Google

O Google e todas as suas aplicações fazem parte do universo Android e são elementos cruciais na vida de todos os utilizadores deste sistema operativo.

Ao mudar para iOS, os utilizadores continuam a ter acesso a aplicações essenciais como Gmail, Google Drive, Calendar, Photos, entre outras, uma vez que cada uma destas aplicações tem também disponível a sua versão para iOS.

4. Aplicações nativas são diferentes

Como não podia deixar de ser, as aplicações nativas são diferentes, apesar de desempenharem exatamente as mesmas funções. Nesse sentido, o browser deixa de ser o Chrome para ser o Safari, o Google Calendar é substituído pelo Apple Calendar, e aí por diante.

Portanto, é uma questão de habituação, uma vez que tal como dissemos, as aplicações nativas da Apple desempenham as mesmas funções das apps nativas do Android.

Mas se ainda assim, não quiseres fazer esta alteração, relembramos-te que as aplicações da Google têm versões disponíveis para o sistema operativo iOS.

5. Interface de utilizador

A interface de utilizador do iOS é bastante simples de usar. No entanto, para uma pessoa habituada a utilizador a interface Android, de início pode revelar-se desafiante.

Mas, à semelhança de outras situações, é tudo uma questão de habituação, até porque a interface Apple é efetivamente intuitiva e simples de utilizar.

6. Mudar de Android para iPhone

A mudança de Android para iPhone é tão simples como mudar de um equipamento Android para outro com o mesmo sistema operativo da Google.

Só precisas de criar uma conta na Apple (Apple ID) e dar início ao processo de configuração no iPhone. Durante este processo, a Apple pergunta ao utilizador se quer transferir dados de um dispositivo anterior, sendo que uma das opções disponíveis é Android.

Basta selecionar essa opção e seguir as instruções para proceder à transferência de dados de um equipamento para o outro e terminar a configuração do iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.