5G já chegou ao Reino Unido: primeira operadora ativa mas velocidades não surpreendem

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A operadora inglesa EE é a primeira no Reino Unido a implementar a tecnologia 5G. A partir de hoje, os cidadãos do Reino Unido terão acesso à tecnologia 5G mas apenas se tiverem um plano compatível. Mais importante que isso, terão de ter um telemóvel que suporte essa tecnologia cujas opções para já são limitadas.

Preços altos e velocidades baixas

Os planos disponibilizados estão longe de ser económicos. Neste momento, é só possível ter um plano 5G com a aquisição conjunta de um telemóvel. Os planos variam entre as 54 e 69 libras com 30 GB de tráfego incluído. Considerando que o 5G tem uma velocidade teórica de 20 GB por segundo, este tráfego seria consumido num instante.

Contudo, inicialmente, utilizadores não vão poder fazer transferências a velocidades tão alucinantes. Devido à tecnologia ser recente, os utilizadores terão acesso a velocidades de 150 a 200Mbps. Estas serão as velocidades reais do 5G, pelo menos nos primeiros anos. As suas velocidades teóricas podem chegar aos 50 GB por segundo.

Em relação à latência ou atraso, utilizadores que joguem online vão acabar por ter a mesma experiência. O 5G e 4G atualmente partilham o mesmo atraso de 20 milisegundos. No entanto, a EE afirma que ao longo dos anos pretende reduzir o atraso para 10 milisegundos.

Quais são os telemóveis disponíveis com 5G?

Atualmente, a EE tem quatro telemóveis para venda.

  • OnePlus 7 Pro 5G
  • Oppo Reno 5G
  • LG V50 ThinQ 5G
  • Samsung Galaxy S10 5G

Apenas o OnePlus 7 Pro está disposto para compra imediata. Os restantes telemóveis estão disponíveis apenas por pré-venda.

Ai, Portugal, Portugal, de que é que tu estás à espera?

Recentemente, num evento da Altice, Alberto Souto de Miranda afirmou que Portugal irá apresentar a sua estratégia para o 5G em setembro. É muito provável que essa estratégia tenha envolvência por parte da MEO/Altice.

Contudo, não esperes grandes novidades em setembro. Estas implementações levam tempo e um investimento massivo de tempo e dinheiro para que o 5G chegue às terras lusas.

Sendo uma operadora também presente no Reino Unido, a Vodafone é também uma forte candidata para a implementação do 5G em Portugal. Poderemos ver uma corrida entre a MEO e a Vodafone à semelhança do que temos visto nas velocidades da fibra óptica.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.