5G da NOS fornece experiência única a doentes internados

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O 5G continua a dar que falar, pelas suas potencialidades em transmissões de espetáculos à distância. A NOS foi a primeira operadora a disponibilizar comercialmente esta rede móvel no nosso país, e por estes dias elevou-a a um novo nível.

A operadora levou a magia do Natal a um grupo de doentes internados no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, através de uma experiência imersiva 5G.

nos 5g

Nesta, utentes e profissionais de saúde puderam assistir a um concerto da cantora Aurea, em tempo real e como se estivessem no palco com a artista. Mas como tudo funcionou.

“Através de uma câmara 360 colocada no palco do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, onde decorria o Aurea Soul Sessions | The Christmas Show, foi possível transmitir o espetáculo em direto para os óculos de realidade virtual dos utentes que se encontravam no hospital portuense, a quase 200 quilómetros de distância”, pode ler-se em comunicado.

Velocidade rápida e baixa latência do 5G responsáveis pela transmissão

O que proporcionou este momento foi a velocidade rápida e baixa latência do 5G. Dessa forma, os doentes puderam participar do concerto e interagir com a cantora, como se estivessem verdadeiramente em palco.

“Esta iniciativa foi desenvolvida a pensar naqueles que não podem passar a época festiva com as suas famílias e amigos. Numa altura tão especial como esta, em que é muito importante mantermos as ligações que nos unem, quisemos usar o 5G para proporcionarmos a estas pessoas uma experiência natalícia única”, afirma Margarida Nápoles, Diretora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da NOS.

Já Maria João Baptista, Diretora Clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João, refere que “iniciativas deste cariz promovem a humanização de cuidados e tornam a experiência nos hospitais muito mais tranquila e positiva. A Tecnologia ao serviço da Saúde tem permitido revolucionar múltiplas áreas da Medicina e da prestação de cuidados”.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.