5G chega ao metro de Lisboa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O Metropolitano de Lisboa já tem comunicações 5G. Para já, apenas os passageiros da linha vermelha, que se estende da estação de S. Sebastião até ao Aeroporto, é que podem usufruir de ligações móveis mais rápidas.

Este é o resultado de uma parceria entre o Metropolitano de Lisboa e a operadora Meo, sendo que esta última reforçou também a rede móvel 4G ao longo dos túneis e estações.

Comunicações 5G disponíveis apenas na linha vermelha do Metro em Lisboa

imagem do cartaz a anunciar comunicações 5G no metro de Lisboa
Até 2025, todas as linhas do metro de Lisboa vão ter cobertura 5G Crédito@MetropolitanodeLisboa

As comunicações móveis 5G já circulam em alta velocidade no metro em Lisboa. Tudo graças à parceria entre o Metropolitano de Lisboa e a operadora de telecomunicações Meo. Mas, para já, apenas os passageiros da linha vermelha, que se estende de S. Sebastião ao Aeroporto, é que vão poder usufruir deste padrão móvel de comunicações.

Aproveitando a implementação do novo padrão de comunicações, a Meo reforçou também a cobertura de rede móvel 4G ao longo dos túneis e estações.

Segundo um comunicado do Metropolitano de Lisboa, o “processo de modernização de infraestrutura tecnológica nas restantes linhas do Metro de Lisboa estará concluído até ao ano de 2025”.

No mesmo comunicado, a empresa descreve as vantagens do novo padrão de comunicações móveis, garantindo que os passageiros vão passar a ter downloads e uploads com maior velocidade e mais estabilidade e fiabilidade em streaming, partilhas e chamadas telefónicas.

Vítor Domingues dos Santos, presidente do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa, afirmou que nesta era digital, a disponibilização de informação em tempo real é crucial para melhorar a experiência dos passageiros desta rede do metro de Lisboa.

Já para João Teixeira, Chief Technology Officer da Altice Portugal, “o 5G traz um mundo de possibilidades e oportunidades, um mundo de velocidade, rapidez e eficiência. É isso que também queremos oferecer aos passageiros do Metropolitano de Lisboa”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt