Xiaomi Smart Factory: adivinha quantos smartphones saem daqui por ano!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em plena era da Inteligência Artificial (IA), automação e soluções ágeis como o ChatGPT para facilitar o nosso quotidiano, é apenas com naturalidade que ficamos a conhecer as capacidades da Xiaomi Smart Factory. O mais avançado centro de produção de telefones da fabricante chinesa liderada por Lei Jun.

A Xiaomi Smart Factory representa uma abordagem de produção tecnologicamente avançada e inovadora. É um dos maiores centros de inovação da tecnológica asiática, local onde também "nascem" alguns dos seus melhores smartphones Android. Aliás, é um dos maiores centros de produção dos seus dispositivos móveis famosos pela relação qualidade / preço.

Um dos maiores segredos da marca, a Xiaomi Smart Factory

Xiaomi Smart Factory

A Xiaomi Smart Factory está localizada na China, constantemente em aperfeiçoamento. A fábrica conta com uma linha de montagem totalmente automatizada e é capaz de fabricar mais de 1 milhão de smartphones topo de gama. Note-se, tudo isto numa fábrica sem iluminação artificial.

Por exemplo, recém-lançada série Xiaomi 13 é a mais recente conquista de produção da fábrica automatizada 24 horas por dia, 7 dias por semana. É uma prova do sucesso desta linha de telemóveis, bem como das capacidades da própria Xiaomi Smart Factory.

Aliás, o seu centro de controlo inteligente, um sistema de informação de fabrico desenvolvido pela própria empresa, está implementado na Xiaomi Smart Factory permitindo a automatização da sua linha. Para tal, socorre-se das mais recentes tecnologias de automação e produção em série.

Xiaomi Smart Factory também produz a nova série Xiaomi 13

Welcome to Xiaomi Smart Factory!That's what we would like to call a futuristic factory. #From10ToInfinity pic.twitter.com/P735kqOB4O

— Xiaomi (@Xiaomi) 22 de agosto de 2020

A fábrica também está equipada com outros sistemas avançados de última geração, como o sistema de testes à placa-mãe desenvolvido pela própria empresa e o sistema de teste de unidade também desenvolvido pela Xiaomi.

Em simultâneo, temos também outras automatizações, como a tecnologia de filtragem de poeiras ao nível de microns e a troca rápida de linhas. Estes fatores estão disponíveis para maximizar a qualidade e a eficiência da produção.

Lições de automação a ser empregues também na indústria automóvel

Bem conhecida pelos seus smartphones qualidade / preço, a Xiaomi marca também presença na indústria automóvel. Aliás, é já para o ano que devemos ficar a conhecer a sua primeira solução de mobilidade elétrica comercialmente viável a chegar em 2024.

Por fim, é com a linha de montagem automatizada de alta precisão que a Xiaomi Smart Factory está entre o mais alto nível de eficiência de produção. Porém, este é apenas um pequeno passo para a Xiaomi explorar o futuro.

Em suma, é a partir daqui que cerca de 1 milhão de smartphones topo de gama sai por ano, a caminho das mãos dos consumidores e fãs da marca em todo o mundo. É, também um prenúncio daquilo que a marca pode fazer junto do segmento automóvel.

This fabulous, fully-automated assembly line is Xiaomi Smart Factory! 🏭Capable of manufacturing over 1 million flagship smartphones in a lights-out plant. Watch to learn the tech behind! #MWC23 #ConnectedFuture

— Xiaomi (@Xiaomi) 2 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.